Publicidade


10º CETTR: Agricultores familiares de Pernambuco definem estratégias de luta para os próximos quatro anos

1 jun 2018|Postado em:Notícias

Quais caminhos de resistência e luta serão trilhados pelo Movimento Sindical Rural (MSTTR), nos próximos quatro anos, para a garantia, defesa e ampliação de direitos dos homens e mulheres do campo, em Pernambuco? Como fortalecer a agricultura familiar no estado? Qual o posicionamento do MSTTR nas eleições de 2018? Essas são algumas das principais perguntas que serão respondidas pelas centenas de delegados e delegadas sindicais de todas as regiões de Pernambuco, durante do 10 º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR). O evento, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Gravatá, é promovido pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) e seus Sindicatos filiados.

O Congresso é o momento mais importante para o Movimento Sindical Rural, pois, a partir do aprofundamento do debate sobre a atual conjuntura, esses participantes, escolhidos em Assembleias, em seus municípios, para representar o conjunto da categoria de agricultores/as familiares, definem as principais Diretrizes e Planos de Luta do MSTTR para o próximo quadriênio, atentos às demandas específicas dos diferentes sujeitos do campo (homens, mulheres, jovens, pessoas idosas).

A solenidade de abertura, na noite da segunda-feira (04/06), além dos quase 700 delegados e delegadas de base, deve reunir lideranças políticas e sindicais, nos âmbitos nacional, regional, estadual e municipais. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados 19h, já com o lançamento de um vídeo e uma cartilha, que contam a história de organização, luta e resistência das mulheres e jovens rurais do Movimento.

PROGRAMAÇÃO – No segundo dia (05/06), durante a manhã, uma análise de conjuntura promete gerar um importante debate sobre o posicionamento do MSTTR nas Eleições de 2018, especialmente para que possa ser revertido o atual quadro de constante ameaça aos direitos dos homens e mulheres do campo. Também está agendada a apresentação de um documento com os Eixos Políticos para um Mandato Popular defendido pelo Movimento Sindical Rural. Ainda durante a manhã, será lançado um livro sobre o início da organização sindical rural na Zona da Mata pernambucana.

No período da tarde, grupos de trabalho irão debater e votar as Diretrizes e Planos de Luta para o período 2018/2022, elaborados a partir de contribuições de agricultores e agricultoras familiares de todo estado, coletadas durante encontros regionais em preparação ao 10º CETTR, ocorridos durante os meses de março e abril.

À noite, uma confraternização marcará as comemorações do aniversário de 56 anos da FETAPE. Será um momento de celebrar uma caminhada de muita luta, mas também de muitas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado.

O último dia, será marcado por uma série de agendas relacionadas à organização do MSTTR: aprovação de alterações estatutárias e do balanço orçamentário do exercício 2017; apreciação de parcerias entre a FETAPE e outras instituições; além da plenária final de exposição e aprovação do resultado dos trabalhos de grupo ocorridos na tarde do dia anterior.

Durante a tarde da quarta-feira, acontecerá a eleição da nova Diretoria da FETAPE, para os próximos quatro anos. A chapa é única, e foi construída a partir de um processo democrático, articulado, em nível estadual, pelo atual presidente da Federação, Doriel Barros, que é pré-candidato a deputado estadual e conta com o apoio do Movimento Sindical Rural, com o objetivo de que a agricultura familiar possa retomar a sua cadeira na Assembleia Legislativa, que era ocupada por Manoel Santos, falecido em 2015.

 

Colaboração de Ana Célia Floriano

Ana Célia Floriano
Assessoria de Comunicação

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*