Home Notícias CECH lança Campanha pela inserção dos transexuais no mercado de trabalho

CECH lança Campanha pela inserção dos transexuais no mercado de trabalho

Por Evandro Lira

A campanha busca avançar em políticas específicas para inserção e permanência dessas pessoas no mercado de trabalho. O lugar de travestis e transexuais ainda é o da informalidade.IMG-20150509-WA0006

O Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e do Centro Estadual de Combate à Homofobia, CECH, lança, nesta sexta-feira, 22, às 09h, no auditório do Sinttel, na rua Afonso Pena, 333, Boa Vista, a Campanha “O trabalho TRANSforma”.

IMG-20150509-WA0003

O objetivo da iniciativa é promover o combate a transfobia institucional e setorial, bem como o fomento ao acesso e permanência de pessoas trans no mercado de trabalho, com a construção de espaços legítimos e formais. 4 mil cartazes serão distribuídos nas redes sociais e empresas, e afixados em ônibus e metrô.

De acordo com o CECH, nos quadros do Governo do Pernambuco existem 06 transexuais na ativa, sendo 03 na Secretaria Executiva de Direitos Humanos: Fabiana Melo, Cristiane Falcão e Maria Clara; 01 no Programa Pe Conduz, da SEAD; 01 no Procon e 01 na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O transexuais são muito interessados e desempenham as funções de uma maneira profissional. “Há muito interesse por parte deles, só não há oportunidades”. Ressalta o coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia, Hugo Lima.
Ao longo de 2015, o CECH viabilizirá parcerias com setores importantes para a garantia da qualificação e geração de trabalho e renda por travestis e transexuais.

Para Cristiane Falcão, que teve sua primeira experiência no mercado de trabalho aos 40 anos e atua como auxiliar administrativo na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, essa campanha é importantíssima para que outras pessoas trans tenham a mesma oportunidade que ela. É preciso que nos vejam como pessoas, independente da nossa orientação sexual. Pela cobrança que existe na sociedade, nós queremos oferecer o melhor no mercado de trabalho”. Ressalta.

Diminuição da violência – No mês em que é lembrado o Dia de Combate à Homofobia, 17 de Maio, o CECH comemora um decréscimo nos números da violência contra o público LGBT. Foram 34 homicídios em 2012; 42 em 2013; em 2014, 23 . Essa diminuição nos números se deve ao fato das sensibilizações ocorridas em todo o Estado, e ao trabalho da Polícia Militar e Civil que possuem campos específicos nos boletins de ocorrência, para visibilizar a violência contra essas pessoas. No boletim agora constam “nome social”, “orientação sexual” e “identidade de gênero”. A inserção deu-se pela Portaria Conjunta 4.818/2013.

Serviço: Lançamento da Campanha “O trabalho TRANSforma”
Data: 22 de Maio
Local: auditório do SINTTEL – Rua Afonso Pena, 333. Boa Vista.
Horário: 09h

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Secretaria Executiva de Direitos Humanos
Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: