Publicidade


Começou o Fórum dos Gestores Estaduais da Agricultura familiar do Nordeste e Minas Gerais

16 mar 2017|Postado em:Notícias

Começa Fórum dos Gestores Estaduais da Agricultura Familiar  no Nordeste e em Minas Gerais

 

Representantes do semiárido brasileiro debatem assistência técnica, recursos hídricos, regularização fundiária e apoio à comercialização da produção

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, realizou a abertura da 8ª edição do Fórum dos Gestores Estaduais Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste e em Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (16), no Recife. O encontro, sediado pela primeira vez por Pernambuco, segue até amanhã com a proposta de assegurar a discussão, reflexão e articulação política e técnica dos governos estaduais para o fortalecimento da agricultura familiar na área de abrangência do fórum.

Durante dois dias, secretários das pastas ligadas à agricultura e suas equipes técnicas, além de representantes de instituições financeiras, de empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), de institutos de terras de todos os Estados, movimentos sociais e órgãos governamentais terão a oportunidade de compartilhar experiências e buscar melhorias para o desenvolvimento rural. Os debates têm como foco a assistência técnica, recursos hídricos, regularização fundiária e comercialização, temas que estão na pauta da sociedade civil organizada e entidades ligadas à terra.

         Na abertura do evento, o governador Paulo Câmara destacou a importância da construção de uma agenda conjunta no âmbito da agricultura familiar, uma das maiores bases econômicas do País, reunindo dois milhões de estabelecimentos no Nordeste, do quais 276 mil em Pernambuco. “O setor tem avançado, apesar dos desafios que estamos enfrentando, com a maior estiagem da história aliada à recessão econômica. Mas precisamos avançar ainda mais, ampliando o diálogo e buscando parcerias”, pontuou.

Com o tema central “A Política de Desenvolvimento Territorial e o Fortalecimento e Expansão da Agricultura Familiar no Nordeste, o Papel dos Estados e dos Municípios”, o fórum é uma realização da Secretaria de Agricultura de Pernambuco, com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), por meio do Projeto Semear, e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). “O fórum é um importante espaço de discussão de ações e construção conjunta de estratégias, inclusive com o Governo Federal, e sua realização é símbolo do compromisso do governador com os nossos agricultores familiares”, afirmou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Nilton Mota.

Participam do Fórum: a subsecretária de Reordenamento Agrário da Sead; Raquel Santori; o gerente do programa para o Brasil do FIDA, Paolo Silveri; o representante do IICA, Carlos Miranda; o diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar, José Paulo de Almeida; o representante do Conselho Estadual de Secretários da Agricultura, Izael Monteiro; o delegado federal da Sead em Pernambuco, Rodrigo Almeida; o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Lúcio Almeida Neto; o prefeito do município de Pedra, Osorinho, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); o secretário executivo de agricultura familiar, José Cláudio; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), Paulo Lócio; e a presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo.

FÓRUM – Criado em março de 2015, o  Fórum dos Gestores Estaduais responsáveis pelas políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste e em Minas Gerais – realizado pela primeira vez em Pernambuco – reúne secretários de Estado e representantes de instituições públicas nacionais e internacionais ligadas ao campo e da sociedade civil organizada. A programação da edição pernambucana do evento se estende até amanhã.

Gerência de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*