Home Notícias Comissão de Cultura aprova inclusão do Barão de Mauá no rol de heróis da pátria

Comissão de Cultura aprova inclusão do Barão de Mauá no rol de heróis da pátria

Por Evandro Lira

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou uma homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, que poderá ser inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. Para o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), membro do colegiado e relator do projeto, a trajetória de Mauá em prol do desenvolvimento brasileiro justifica a sua inclusão no livro. “Pela relevância no cenário brasileiro, pela excepcional dedicação ao País e à disseminação da cultura, somos a favor”, disse.
A distinção a Mauá está prevista no Projeto de Lei 405/15, do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT), que tramita em caráter conclusivo na Câmara, mas ainda precisa ser analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Mauá investiu na industrialização do Brasil durante o Império, com a construção de estaleiros e o estabelecimento de uma indústria naval no País. Ele também contribuiu com outros setores de infraestrutura do Brasil, como a construção da Estrada de Ferro Mauá e a fundação da Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro.
Nascido em Arroio Grande, Rio Grande do Sul, em 1831, Mauá foi deputado federal, político, diplomata e empresário. Morreu em 1889, quando já ostentava o título de Visconde de Mauá.O Livro dos Heróis da Pátria também é conhecido como “Livro de Aço” – uma referência ao material em que é confeccionado – está exposto no Panteão da Pátria, em Brasília, e homenageia brasileiros que tenham oferecido a vida ao País. Entre os nomes já inscritos no livro estão o de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont.
*Com informações da Agência Câmara
Foto: Reprodução/Web.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: