Home Sertão Consciência negra é celebrada na Nassau Petrolina

Consciência negra é celebrada na Nassau Petrolina

Por Evandro Lira

A comemoração em alusão à data do 20 de novembro faz parte do calendário de responsabilidade social da instituição

Por Gabriela Campêlo

Na Faculdade Maurício de Nassau em Petrolina, o Dia Nacional da Consciência Negra foi marcado por ações planejadas pelos participantes do projeto Viva Nassau. Neste ano, a comemoração aconteceu pela manhã e noite da quinta-feira (24) na própria instituição, que fica no bairro Atrás da Banca.

Pela manhã, a coordenadora regional da Secretaria da Mulher, Normeide Farias, explanou aos alunos sobre a Anemia Falciforme e os seus fatores sobre a população negra. Em seguida, a estudante de Ciências Sociais, Rosiane Trabuco, apresentou os turbantes, explicando a trajetória histórica do acessório e fazendo demonstrações. Finalizando, Emilly Barbosa, aluna do Viva Nassau, mostrou dicas de maquiagem para pele negra. Os demais estudantes do Projeto apresentaram uma música composta pelo integrante Matheus Tito e uma dança para a música Pérola Negra.

Durante a noite, os estudantes assistiram ao depoimento do veterinário Leniker Souza sobre os desafios de ser negro e assumir o estilo black power. Para encerrar a data, o grupo Abadá-capoeira trouxe uma apresentação da dança, com explanação sobre a cultura e o significado. Para o instrutor do grupo, Mestre Atum, os espaços ofertados para mostrar o trabalho são muito importantes. “A Nassau foi uma das poucas instituições que se preocuparam em nos chamar para apresentar nosso trabalho, para mostrar a cultura, para falar da origem e do povo. É importante isto para que a cultura não morra, para que permaneça”, afirmou.

A comemoração em alusão à data do 20 de novembro faz parte do calendário de responsabilidade social do Grupo Ser Educacional. Em Petrolina, Nassau está localizada na Avenida Coronel Clementino Coelho, 714, bairro Atrás da Banca.

Sobre a data – O dia 20 de novembro, desde 2011, é oficialmente considerado o marco da “consciência negra” no Brasil. Na data, instituições promovem atividades que façam alusão à cultura negra, falando de seus costumes, das dificuldades enfrentadas e da peculiaridade do povo. A data foi escolhida em alusão à morte de Zumbi dos Palmares.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: