Home RECIFE Escola de Contas do TCE celebra 20 anos de história

Escola de Contas do TCE celebra 20 anos de história

Por Evandro Lira
Os 20 anos da fundação da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG) foram comemorados na sexta-feira (24) com o tema “Inovação educacional: aprender em tempos de transformação digital”. A Escola promoveu um evento sobre o novo jeito de pensar a educação com uso de tecnologia digital, com uma palestra de Luciano Meira e uma conversa conectada com Auxiliadora Padilha, ambos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A abertura do evento, que aconteceu no auditório do edifício Dom Hélder Câmara, foi feita pelo conselheiro e presidente do TCE-PE Marcos Loreto e pelo conselheiro e diretor da Escola Ranilson Ramos.
De acordo com o presidente Marcos Loreto, a Escola de Contas é uma das mais bem sucedidas iniciativas do TCE, “senão a mais bem sucedida”, pois ao longo de sua história já capacitou milhares de gestores públicos dos três níveis de governo – municipal, estadual e federal – e recebeu prêmios de categoria nacional como o “Educare”, em 2013, pela criação do projeto “Escola de Cidadania”. Já Ranilson Ramos enfatizou que sente uma enorme satisfação por estar à frente de um órgão que compartilha com a sociedade os conhecimentos que produz no sentido de aprimorar as ferramentas de controle externo e estimular o exercício da cidadania e do controle social.  
Também participaram da mesa solene a procuradora geral do Ministério Público de Contas Germana Laureano, o superintendente da Escola Legislativa de Pernambuco Sebastião Rufino, o diretor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco desembargador Jones Figueiredo, a diretora da Escola Judicial do TRT da 6ª região desembargadora Nise Lins de Souza, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco José Patriota e o diretor da Escola de Advocacia de Pernambuco Carlos Neves. Representando a família do patrono da Escola o filho Sérgio Barreto Guimarães.

INOVAÇÃO EDUCACIONAL – A conversa conectada da pós-doutora em Inovação Pedagógica Auxiliadora Padilha foi realizada com participação ativa do público por meio de aplicativos tecnológicos acessados pelo smartphone. A partir desse recurso, ela mostrou a necessidade de os alunos estarem envolvidos no processo de aprendizagem para que ele seja bem sucedido. “É necessário estimular a autonomia e o engajamento do aluno, gerando motivação, interesse e satisfação nas atividades de aprendizagem”, enfatizou.

Na mesma linha da professora Auxiliadora Padilha, o professor Luciano Meira focou sua palestra na importância da substituição da escola convencional pela escola do futuro, em que os alunos, com ajuda da inovação, sejam provocados a imaginar, criar, compartilhar e discutir casos concretos relacionados com o contexto em que vivem. Frisou que é possível ao mesmo tempo fazer com que as novas tecnologias divirtam os estudantes em suas atividades pedagógicas, ampliando sua capacidade de pensar, de refletir e de ampliar seus conhecimentos, desde que o computador seja utilizado como ambiente de aprendizado e não apenas como ferramenta lúdica. Citou como exemplo de competição coletiva bem sucedida a “Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, competição cuja finalidade é incentivar alunos de ensino fundamental e médio a estudarem matemática, e que no ano de 2017 mobilizou 18 milhões e 200 mil estudantes de 99% das escolas públicas do país.

Os alunos do Ginásio Pernambucano e da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra vibraram durante as atividades da conversa conectada e fizeram perguntas para os professores durante o debate, que foi mediado pelo diretor da Escola Ranilson Ramos.

CONVIDADOS – Na plateia estavam presentes a diretora interina do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE) Marilene Borges,  a diretora da Escola Fazendária (ESAFAZ) Juliana Guimarães, a diretora da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) Eline Nascimento, a Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnologia da UPE Profª Marleny Gerbi, a Pró-Reitora interina de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) da UFPE Juliana Ribeiro Dias, e o Diretor Técnico da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça do TCE Alagoas Dr. Daniel Bernardes. 

Ao final, para descontrair o auditório, os escritores Zelito Nunes e Eugênio Jerônimo, ambos sertanejos, apresentaram o show “Humor na feira” com casos protagonizados por tipos populares dos sertões de Pernambuco e da Paraíba.

Todo o evento teve tradução para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: