Publicidade


Gonzaga Patriota participa do 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito‏

1 dez 2014|Postado em:Notícias


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou, na última sexta-feira (28), do 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito (Enatransito 2014), em Fortaleza.

O evento teve como tema “Agentes de Trânsito do Brasil, juntos para salvar vidas” e discutiu assuntos como a regulamentação da profissão e a atuação de empresas terceirizadas e de guardas patrimoniais no trânsito.

No evento, o deputado Gonzaga Patriota, que apresentou a lei inicial de regulamentação da categoria, palestrou sobre a Emenda Constitucional 82 (EC 82), de 2014, que disciplina a segurança viária e define o agente de trânsito estruturado em carreira.

Essa proposta teve introdução com a minuta do deputado Gonzaga Patriota. O deputado também discutiu sobre a utilização pelos municípios do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran).

O parlamentar ainda propôs que os futuros motoristas brasileiros sejam formados durante o período escolar. Na opinião de Gonzaga, a inclusão de uma disciplina específica sobre ‘educação no trânsito’ no currículo escolar, pode ajudar a reduzir o número de acidentes de forma positiva no trânsito do Brasil.

O encontro, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de novembro, foi dividido em dois momentos: um formativo, que compreende a realização de um seminário, e um deliberativo, quando a categoria sistematizou suas propostas.

Além disso, o evento serviu também para debater problemas comuns enfrentados pela categoria, como o caso da agente do Detran-RJ, Luciana Tamburini, que ficou conhecida nacionalmente após ser condenada a pagar 5 mil reais por ter dito a um juiz, durante abordagem em blits, que ele não era Deus.

O caso levantou um debate sobre o costume brasileiro de autoridades tentarem se valer do cargo para intimidar trabalhadores de menor poder.

Aline Benevides 

Assessoria de Comunicação

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*