Home Notícias Governo celebra Dia do Professor com um pacote de ações para fazer a Educação avançar ainda mais em Pernambuco

Governo celebra Dia do Professor com um pacote de ações para fazer a Educação avançar ainda mais em Pernambuco

Por Evandro Lira

Em solenidade no Palácio, governador autorizou a reconstrução de 13 escolas, firmou parceria para melhorar o ensino integral e lançou o portal Escola Conectada

A Educação de qualidade foi colocada mais uma vez na ordem do dia como prioridade para o Governo de Pernambuco. Na data em que se comemora o Dia do Professor, o governador Paulo Câmara lançou um pacote de ações para a área que contemplam intervenções de infraestrutura, melhoria do ensino em tempo integral e o uso da tecnologia no apoio à prática pedagógica.

Em solenidade realizada, nesta quinta-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas, o chefe do Executivo estadual autorizou a reconstrução de 13 escolas na Mata Sul pernambucana, firmou parceria para realização de estudo que avaliará o ensino integral no Estado e lançou o portal Escola Conectada, que disponibilizará para consulta pública o conteúdo digital sobre as mais diversas disciplinas.

Destruídas pelas enchentes que atingiram inúmeras cidades pernambucanas em 2010, as 13 escolas (estaduais e municipais) que serão reconstruídas fazem parte do último lote de obras da Operação Reconstrução. Elas serão erguidas em nove municípios da Mata Sul com um aporte global de recursos de R$ 33,8 milhões. As unidades educacionais se somam a outras 16 que já tiveram suas obras iniciadas este ano. Com isso, o Governo do Estado contabiliza 29 equipamentos em obras e “zera” a lista de escolas que aguardavam reconstrução na Zona da Mata. Os municípios beneficiados com a ação de hoje são: Barreiros (2), Palmares (2), São Benedito do Sul (2), Água Preta (2), Catende, Vicência, Maraial, Pombos e Escada.

Para o governador, os bons resultados obtidos pelo Estado na área de Educação são fruto de uma “política bem definida, que olhou o segmento de maneira uniforme”. “Os números mostram que estamos avançando. Saímos da 21ª colocação, em 2007, e hoje temos a 4ª melhor escola do ensino médio. Também somos a escola que tem a menor taxa de evasão escolar do Brasil; 3.5 é um nível de abandono muito pequeno em relação à média nacional. Esse modelo de escola nos dá a perspectiva de que estamos no caminho certo”, avaliou Paulo Câmara, destacando que a política educacional adotada no Estado também olhou as peculiaridades de cada região e desenvolveu um modelo de ensino mais atrativo para os alunos.

O chefe do Executivo estadual reconheceu que, mesmo diante de grandes avanços, ainda há “muito que fazer” pela área. “Não podemos ficar satisfeitos, de maneira nenhuma. Isso está muito aquém do que queremos para os nossos filhos, jovens e para as futuras gerações. A educação é um tema permanente, que tem que ser trabalhado. Vamos finalizar a reconstrução das unidades e ter escolas muito melhores do que tínhamos antes, para que os nossos alunos tenham realmente uma infraestrutura adequada”, afirmou Câmara.

ESTUDO – O ensino em tempo integral é outra frente de ação contemplada pelo pacote de ações anunciado pelo governador Paulo Câmara. Através de uma parceria firmada com os Institutos Natura, Sonho Grande e Co-responsabilidade pela Educação (ICE), será desenvolvido um estudo sobre os custos e o desempenho das unidades de ensino integral do Estado. Ao final, a iniciativa também vai favorecer o aprimoramento do modelo.

Pernambuco conta com a maior rede de ensino integral do País. São 300 unidades (incluindo o semi-integral), e cerca 150 mil alunos matriculados. A comunidade escolar desse modelo de ensino é maior do que a junção da rede de três grandes estados da federação: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O estudo, que terá duração de seis meses, vai avaliar a eficácia e eficiência econômica (valor do investimento para implantação da unidade, quanto custa cada estudante, a manutenção da escola e a não-qualidade do ensino), e acadêmica (aprendizado, competências sócioemocionais) do ensino integral no Estado.

PORTAL – O evento também marcou o lançamento de uma nova plataforma digital de apoio à prática pedagógica. Batizado de Escola Conectada, o portal vai disponibilizar acesso gratuito e 100% aberto a mais de 5.900 mídias digitais com conteúdos na área de Educação, até mesmo a inclusiva, que é voltada para portadores de deficiência. O material, que pode ser consultado por disciplina, nível de ensino ou tipo de mídia, estará disponível não apenas para a comunidade escolar pernambucana (alunos, professores e pais), mas para consulta pública através do site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br) e no endereço da iniciativa (escolaconectada.educacao.pe.gov.br), que já está funcionado a partir de hoje.

A plataforma digital também agrega os conteúdos produzidos na própria rede estadual, a exemplo de trabalhos como o concurso Professor Autor. O portal também disponibiliza a ficha técnica de cada conteúdo, detalhando do que se trata, qual a mídia utilizada, a que etapa de ensino é direcionada e quais os anos para os quais é indicado. A plataforma também reservou uma área para avaliação do conteúdo pelo usuário – alguns conteúdos podem ser acessados mesmo com baixa velocidade de internet. O projeto foi desenvolvido pelos Institutos Natura, Telefônica e Inspirare.

“É com ações como essa que trazemos para dentro do nosso ambiente a tecnologia da informação. Devemos utilizar todos os avanços em vários programas, softwares, pela internet, nas mídias sociais, para que isso também seja em benefício do aprendizado, informação e da boa formação dos nossos alunos. Esse portal é entregue a toda população pernambucana, buscando colocar a atratividade digital na pauta de discussão dos nossos alunos, para que eles tenham, realmente, no seu conteúdo, a condição de procurar, de ser inquieto e saber onde achar informações que possam ajudar na sua formação”, pontuou Paulo.

HOMENAGEM – O governador também recebeu, nesta quinta, duas professoras da rede estadual para enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido. Professora de Língua Inglesa na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Eraldo Campos, situada em Escada, Jaci Maria de Lima, única representante pernambucana, foi uma dos oito professores selecionados pelo programa Connecting Classrooms, do British Council, para participar de intercâmbio no Reino Unido com estudantes e professores da Seaham School of Technology, situada na cidade de Durham.

Gestora da Escola Frei Jaboatão, a professora Risolanda Luiza Vauthier está à frente da única escola da rede pública estadual do Nordeste a receber o certificado de Escola Associada a (United Nations Educational, Scientific na Cultural Organization), fruto das atividades sóciopedagógicas desenvolvidas na unidade de ensino.

image_0

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: