Home Notícias Interditado pelo Corpo de Bombeiros o Teatro Waldemar de Oliveira ganha campanha para restauração

Interditado pelo Corpo de Bombeiros o Teatro Waldemar de Oliveira ganha campanha para restauração

Por Evandro Lira
Fernando da Hora/JC Imagem

Fernando da Hora/JC Imagem

O Teatro Valdemar de Oliveira, no Centro do Recife, sede do Teatro de Amadores de Pernambuco, está precisando da ajuda dos pernambucanos para uma reforma estrutural. Para isso, uma campanha será lançada, na próxima segunda-feira (26), com várias ações que pedem a colaboração da sociedade. No lançamento, às 19h, no teatro, será apresentada a peça RPG, que reúne, no mesmo palco, as memórias de cenas dos atores Reinaldo de Oliveira, Pedro Oliveira e Geninha da Rosa Borges.

“O teatro foi interditado pelo Corpo de Bombeiros (em março deste ano) por problemas com relação às exigências de segurança. A gente está corrigindo as urgências. Mas vimos que, além delas, há outras mudanças necessárias, para deixar o teatro confortável para o público”, conta a Yeda Bezerra de Melo, filha de Reinaldo de Oliveira e agora integrante do Conselho do TAP, passou a contar também com os primos Cris e Pedro Oliveira. “A partir da interdição dos Bombeiros, fizemos mudanças urgentes, como a troca de extintores de incêndio, atendimento às exigências de acessibilidade, mas ainda não conseguimos criar uma nova escada que leve o público ao balcão. E que, por isso, continua interditado – a escada é cara”, acrescenta.

Para arrecadar fundos que ajudem na reforma física do espaço, os artistas resolveram criar a campanha Dê a Mão ao TAP. A primeira ação é a peça RPG, cujo dinheiro da venda dos ingressos será inteiramente revertido ao reparo do teatro.

Em cena, os três atores relembram cenas de importantes montagens já realizadas pelo Teatro de Amadores de Pernambuco, como Yerma, de Garcia Lorca, protagonizada por Geninha da Rosa Borges, em 1978; e o mítico Um Sábado em 30, que há mais de 50 anos é apresentado pelo elenco do grupo, sendo sucesso de público a cada temporada.

No dia do lançamento da campanha, de acordo com Yeda Bezerra de Melo, ainda serão vendidos exemplares do livro TAP – Sua Cena & sua Sombra: O Teatro de Amadores de Pernambuco (1941–1991), de autoria do encenador Antonio Edson Cadengue, e do DVD E Assim Caminha a Terceira Idade, com interpretação de Geninha da Rosa Borges, sob direção de Pedro de Oliveira.

“Depois da peça, Reinaldo de Oliveira vai apresentar ao público a campanha Dê a Mão ao TAP e também a criação de um fundo de arrecadação de dinheiro, através do qual as pessoas poderão doar uma quantia acima de R$ 80 reais, mensalmente, que ajudará na reforma e modernização do Valdemar de Oliveira”, conta Yeda.

Matéria do JC Online

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: