Home Política LUCAS RAMOS DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DA CHESF EM ALAGOAS

LUCAS RAMOS DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DA CHESF EM ALAGOAS

Por Evandro Lira

As câmaras de vereadores dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Piranhas, em Alagoas, promoveram nesta sexta-feira (29) uma audiência pública conjunta para discutir a proposta de privatização do sistema Eletrobras, que inclui a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentou, na cidade alagoana de Delmiro Gouveia, o trabalho que vem desenvolvendo a favor da estatal e os prejuízos que o processo de venda da Companhia pode acarretar para o desenvolvimento do Nordeste.

Lucas alertou para a atual situação da Chesf, marcada, na visão do parlamentar, pelo descaso com um patrimônio construído ao longo de mais de sete décadas. “A Chesf impulsiona o desenvolvimento econômico do Nordeste e deve receber melhor tratamento, valorizar seus servidores e ser fortalecida para ampliar sua presença na região”, salientou. O deputado frisou que privatizar a Companhia colocaria em risco a utilização plena dos recursos do Rio São Francisco. “Observamos uma falta de cuidado com as políticas de preservação do rio que banha 523 municípios e beneficia mais de 12 milhões de brasileiros. Não abriremos mão da saúde do Velho Chico, que corre séria ameaça”, pontuou.

O reajuste nas contas também foi um tema abordado pelo deputado. “A venda da Chesf provocará aumento na tarifa de energia paga pelos consumidores e pela indústria, comprometendo os empregos e a renda de milhões de brasileiros”, ressaltou. “Não temos a garantia de que a Chesf privatizada, com o controle do Rio São Francisco nas mãos de empresários, tenha a preocupação com os usos múltiplos da água, recurso tão importante para a higiene pessoal e o abastecimento humano, para a agricultura irrigada e familiar, para a pesca artesanal, entre outras atividades”, disse. “A Transposição, tão sonhada por pernambucanos, paraibanos, potiguares e cearenses, também está em risco”, destacou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, Ezequiel Costa (PSB), observa com preocupação a intenção do Governo Federal em vender a Chesf. “É uma empresa do setor elétrico que cravou sua história no Nordeste do país, emprega milhares de funcionários e é um marco na nossa região. A sua privatização será um triste capítulo nessa história, acarretando grandes prejuízos, e o maior deles será a falta de cuidado com as águas do nosso Rio São Francisco”, asseverou.

Participaram da audiência pública o deputado estadual Inácio Loyola (PSB/AL) e os vereadores Enoque Batista (PHS), Cacau Correia (Avante), Fabíola Marques (PSL), Daniel Marques (PSD), Raimundo Walter (PPS), Júnior Lisboa (PMDB). Também presentes, os presidentes das Câmaras Municipais de Água Branca/AL (Tereza Costa – PRB), Pariconha/AL (José Hilton – PSB), Paulo Afonso/BA (Marcondes Francisco – PSD), Jatobá/PE (Cleomar dos Santos – PV) e o engenheiro chesfiano João Paulo Aguiar.

 
Gabinete do deputado Lucas Ramos
Assembleia Legislativa de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: