Home Notícias Lucas Ramos:”Precisamos unir forças para enfrentar a violência contra a mulher”

Lucas Ramos:”Precisamos unir forças para enfrentar a violência contra a mulher”

Por Evandro Lira

Lucas Ramos _foto Rinaldo MarquesEm discurso na Assembleia Legislativa, deputado destaca tema de redação do Enem e registra passagem do Dia Internacional contra a Exploração da Mulher

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, tema escolhido para a prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não foi assunto apenas das salas de aula. Os parlamentares pernambucanos posicionaram-se acerca do tema, que gerou discussões em todo o Brasil logo depois de sua divulgação.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, quem iniciou a análise do assunto foi o deputado estadual Lucas Ramos (PSB). Em seu discurso desta segunda-feira (26), o parlamentar elogiou a escolha do tema. “O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, organizador do exame) está de parabéns por abordar um problema tão atual, levar quase 7 milhões de candidatos à reflexão e propagar a Lei Maria da Penha, que completa dez anos de existência no ano que vem”, declarou Lucas Ramos na tribuna da Alepe.

Após a fala do deputado, outras parlamentares manifestaram-se. Para a deputada Raquel Lyra (PSB), o assunto surge na redação do Enem por tratar-se de um tema que ainda é corriqueiro na sociedade. “Quero parabenizar o deputado Lucas por abrir o debate oportuno sobre a violência de gênero, ainda presente na vida dos brasileiros”, registrou. Ainda elogiaram a posição do vice-líder do governo as deputadas Simone Santana (PSB), Priscila Krause (DEM) e Teresa Leitão (PT).

Lucas Ramos ainda defendeu que as redações construídas pelos estudantes no exame sejam analisadas para a construção de novas ações. “São sete milhões de cabeças pensando em apenas um assunto, propondo novas ideias e interpretações que podem gerar políticas públicas”, enfatizou. Ele classificou como “imprescindível” uma atuação transversal entre os poderes e sociedade para atuar no enfrentamento à violência contra a mulher.

GÊNERO – Ainda no seu discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Lucas Ramos registrou a passagem do Dia Internacional contra a Exploração da Mulher, celebrado em 25 de outubro. O parlamentar destacou as ações do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher, citando programas como as Casas Abrigo, a patrulha Maria da Penha e as ações educativas realizadas pelo poder executivo em escolas e faculdades. O deputado também cobrou celeridade ao Senado na análise do Projeto de Lei da Câmara Nº 130/2011, que multa as empresas que levarem em conta o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como determinante na remuneração ou oferecimento de oportunidades de ascensão profissional.

Felipe Salgado
Assessor de Imprensa
Barto Bittencourt
Jornalista

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: