Home Sertão Mil famílias agricultoras vão receber assistência técnica no sertão do Pajeú

Mil famílias agricultoras vão receber assistência técnica no sertão do Pajeú

Por Evandro Lira

Adelmo  Santos  coordenador do PDHC no Pajeú

Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor

Participar na promoção e animação de processos capazes de contribuir para a construção e execução de estratégias de desenvolvimento rural sustentável, buscando viabilizar as condições para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da sociedade é a missão da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). Neste sentido, o Governo Federal anunciou a 2ª fase do Projeto Dom Helder Camara (PDHC), que irá contemplar 20 municípios do território da cidadania do sertão do Pajeú.

Dando agilidade ao processo de seleção, a coordenação do projeto no Sertão do Pajeú se reuniu com representantes de Organização Não Governamental, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agricultura, Fórum Municipal de Políticas Públicas, Conselho de Desenvolvimento Rural e Associações Rurais dos municípios de Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, na sede do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), em Serra Talhada, para discutirem quais comunidades desses municípios serão beneficiadas. O PDHC terá como meta, realizar até o dia 15 de maio o preenchimento do cadastro das famílias selecionadas.

Reunião PDHC 2De acordo com o coordenador do PDHC no Pajeú, Adelmo Santos, os critérios de seleção são definidos pelo projeto e devem ser respeitados. “É importante entender que as famílias desses municípios, já inseridas em qualquer projeto de assistência técnica, não vão poder participar do Dom Helder, assim como, as famílias que participaram da 1ª fase desse projeto, no período de 2002 a 2014, não poderão ser selecionadas, com exceção daquelas que produzem algodão agroecológico, trabalham com manejo da caatinga, o cultivo de hortas ou participam das feiras agroecológicas”, explicou Adelmo.

Adelmo explicou ainda que, a seleção considera como critérios a condição de pobreza das famílias, as populações remanescentes de quilombolas, povos indígenas e as famílias que ainda não possuem assistência técnica financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Nos demais municípios as famílias já foram cadastradas. A partir de julho, o PDHC contratará as entidades parceiras que prestarão assessoria técnica às novas comunidades e assentamentos selecionados pelo Projeto.

O Projeto Dom Helder Câmara é um projeto do Governo Federal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste, iniciado em 2001, a partir de um acordo de Empréstimo Internacional firmado entre a República Federativa do Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: