Home Sertão Obra do curral do gado de Tabira segue firme e inauguração está marcada para agosto

Obra do curral do gado de Tabira segue firme e inauguração está marcada para agosto

Por Evandro Lira

A população de Tabira tem orgulho da maior feira de gado do sertão pernambucano, é a segunda do estado, Caruaru vem em primeiro lugar, Capoeiras no Agreste em terceiro.

O potencial econômico da feira é revelado em números, onde cinco mil pessoas dependem direta ou indiretamente dessa atividade, uma lista impressionante.

Existe também um comercio paralelo ao gado, a mão de obra, boiadeiro, o “tangedor do gado”, caminhoneiro, fortalecendo o comercio, movimentando restaurantes, pousadas, postos de combustíveis, a “Feira do gado” é bastante diversificada, material de couro, cancela, toneis, máquina forrageira, sementes, cocho para o gado, saco plástico para acondicionamento de ração, sementes de capim, picolé, cachaça, são mais de 650 comerciantes nas terças e quartas, comprando e vendendo animais.

Durante os dois dias de feira, passam por lá, mais de duzentos caminhões, cerca de trezentos carros pequenos, são comercializados dois mil bovinos, oitocentos caprinos , mil ovinos, quatrocentos suínos e mais de setecentas aves (frango, peru).

Não se deixe enganar, pois, a feira do gado em Tabira recebe animais de vários estados do Nordeste ,Centro-Oeste e Sudeste, fizemos um apanhado de onde vem os animais, veja a lista das cidades:

Maranhão:

Benedito Leite, Grajaú, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras;

Bahia:

Abaré, Glória;

Piauí:

Correntes;

Alagoas:

Maceió (abate);

Delmiro Gouveia;

Ceará:

Brejo Santo (compra e venda), Pena Forte;

Paraíba:

Imaculada, Jurú, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa, Manaíra, Prata, Monteiro, Cachoeirinha, São José dos Cordeiros, Piancó, Desterro, Água Branca, Ouro Velho, Itaíba, Ibiara, Patos, Sumé, Alagoinha, Paulista, Boa Vista;

Pernambuco:

Salgueiro, Petrolina, Parnamirim, Serra Talhada, Sta cruz da Baixa Verde, Flores, Carnaíba, Calumbi, Custódia, Sertânia, Iguaracy, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Tuparetama, São José do Egito, Santa Terezinha, Brejinho, Itapetim, Arcoverde, Venturosa, Buíque, Araripina, Ouricuri, Capoeiras, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe;

No Centro-Oeste:

Goiás;

Sudeste

Tocantins;

A lista é bem maior, mas, é uma maneira de entender todo processo de chegada, e agora mostramos a lista das cidades pra onde vai o gado de Tabira.

Paraíba:

Teixeira, Patos, Monteiro, Tavares, Água Branca, Jurú, Sumé, São José de Princesa, Prata e Pombal;

Alagoas:

Maceió (compra para o abate);

Delmiro Gouveia;

O Secretário do POVO conversou com trabalhadores no canteiro de obras do Curral do gado em Tabira, sobre o boato de ameaça de paralisação da obra.

Um trabalhador conversou com a nossa reportagem, pediu anonimato, ele falou que está recebendo e que a obra continua, perguntamos se havia algum problema com o governo de Pernambuco no pagamento, ele também negou que houvesse.

O novo Curral do Gado está sendo construído em uma área enorme, contará com 112 baias,  após a conclusão da primeira etapa, o antigo será destruído para o início da segunda etapa.

A obra está sendo conduzida pela empresa Jota Benevides de Cupira, a entrega está prevista para agosto de 2017.

Todas as informações só foram possíveis graças aos veterinários da Adagro que trabalham no local, João Afonso Alves de Sá e Francisco Nascimento, nosso muito obrigado pela paciência e atenção com a nossa equipe.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: