Home Notícias Obra interliga nova Adutora de Porto de Galinhas ao Sistema Suape

Obra interliga nova Adutora de Porto de Galinhas ao Sistema Suape

Por Evandro Lira

porto-de-galinhas-1
Abastecimento de água será suspenso em Nossa Senhora do Ó para realizar a intervenção

Para viabilizar uma obra de interligação da nova Adutora de Porto de Galinhas ao Sistema Suape, localizado no Cabo de Santo Agostinho, a Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa irá suspender o abastecimento de água para a localidade de Nossa Senhora do Ó, no município de Ipojuca, no próximo domingo (06), no período de 5h às 23h. A obra vai interligar o trecho da adutora até Nossa Senhora do Ó, com cinco quilômetros de extensão, na localidade conhecida como “Curva do Boi”, situada na PE – 009 (Rotatória de acesso ao Porto de Suape). O fornecimento de água para Nossa Senhora do Ó será retomado logo após a conclusão dos trabalhos.
A intervenção faz parte de uma série de quatro interligações que serão realizadas para implantar o novo Sistema Adutor de Porto de Galinhas, em execução pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa. O empreendimento receberá um investimento de cerca de R$ 33 milhões e irá beneficiar, além do balneário de Porto de Galinhas, as praias de Muro Alto, Nossa Senhora do Ó e Maracaípe, todas localizadas no Litoral Sul de Pernambuco.
porto-de-galinha2A interligação da adutora de Nossa Senhora do Ó ao Sistema Suape não ampliará o abastecimento de água da localidade de imediato. “A medida que a obra da adutora avança, iremos planejar as interligações dos trechos de adutora das demais praias. Somente com o término da obra, que está 70% concluído, é que o Sistema Adutor de Porto de Galinhas entrará em funcionamento, garantindo mais água para mais de 60 mil pessoas da região”, explica o gerente de Obra da Região Metropolitana da Compesa , Edrisio Mendes. A expectativa da Compesa é finalizar a obra em agosto de 2017.
O novo sistema vai permitir um incremento de 800% na produção de água para o balneário de Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste, além de proporcionar melhorias no abastecimento para as praias de Muro Alto, Maracaípe e Nossa Senhora do Ó – a obra também abre perspectiva para outras praias próximas que ainda não são atendidas pela Compesa. O projeto, iniciado em maio de 2015, está sendo executado pela Compesa com recursos da Caixa Econômica Federal, e contrapartida do Governo do Estado de Pernambuco.
O projeto do novo sistema de abastecimento de água de Porto de Galinhas terá 19 quilômetros de extensão, com tubulações que variam de 800 a 280mm de diâmetro e vai garantir uma vazão de 540 litros por segundo. As obras ainda contemplam a construção de uma estação elevatória (sistema de bombeamento) e de três reservatórios de água com capacidade de armazenamento de 11 mil metros cúbicos, localizados em Porto de Galinhas, Nossa Senhora do Ó e Muro Alto.

Assessoria de Imprensa da Compesa

Fotos:Divulgação/Compesa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: