Home Política Paulo Câmara diz que 2017 será um ano de união para os prefeitos e o governo de Pernambuco

Paulo Câmara diz que 2017 será um ano de união para os prefeitos e o governo de Pernambuco

Por Evandro Lira

img_20161206_112217

Paulo Câmara: “Estaremos juntos com os municípios em 2017”

Em seminário para novos prefeitos, o governador lançou ainda o edição 2017 do Plano de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti e assinou a prorrogação do Estado de Emergência em Saúde, nesta terça, em Gravatá

GRAVATÁ – O trabalho integrado e as parcerias com os municípios são princípios fundamentais para o Governo de Pernambuco para a promoção do desenvolvimento descentralizado no Estado. Esse compromisso foi reafirmado , nesta terça-feira (06.12), pelo governador Paulo Câmara durante o seminário da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Gravatá, no Agreste. Na oportunidade, o gestor ainda renovou o Plano de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti e assinou o decreto que prorroga a Situação de Emergência em Saúde por mais 180 dias.

“Os prefeitos eleitos e reeleitos têm o desafio muito grande de trabalhar pelo seu município em um momento de crise econômica tão difícil. Então, a gente se prontifica a continuar com as parcerias e a buscar soluções. Os enfrentamentos vão continuar a existir, porque os recursos financeiros são escassos, diante de tanto serviço. Mas o Governo do Estado se coloca à disposição, como sempre esteve, dos 184 municípios pernambucanos”, garantiu o governador.

Após a assinatura dos decretos, o chefe do Executivo estadual fez uma explanação dos avanços do Governo do Estado. Paulo afirmou ainda que sua equipe tem mantidos os esforços para atrair novos investimentos. “Apesar do momento econômico, vamos ter a primeira fábrica de medicamentos do Estado com o início da operação da Aché”, lembrou Paulo.

Câmara esclareceu que a queda da arrecadação, verificada nos últimos anos, reduziu a capacidade de investimentos do Estado. Mas Pernambuco buscou as condições necessárias para continuar investindo. “Apesar do cenário, os resultados foram positivos para os pernambucanos. Os resultados mostram que Pernambuco teve a maior redução de despesas do País, em 2015, com 12,5%. E nós vamos manter”, destacou.

Com o tema “Planejando uma gestão de qualidade”, o encontro promovido no Hotel Canariu’s reuniu gestores municipais de todo o Estado. O prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, afirmou que estava ciente das dificuldades, mas que os gestores não podem perder a esperança no futuro. “Vamos juntos nessa travessia fazer um Pernambuco melhor para o nosso povo”, afirmou Patriota.

O seminário encerrou as atividades da entidade pernambucana que tem mais de 171 administradores filiados. De acordo com a Amupe, o pleito municipal deste ano elegeu 136 novos prefeitos e outros 48 foram reeleitos. A prefeita reeleita de Arcoverde, Madalena Brito, avaliou o encontro como uma “oportunidade para trocar experiências”. “Aqui, nós ouvimos experiências de prefeituras que estão dando certo na administração. E nós viemos aqui para ouvir e compartilhar”, disse Madalena.

O encontro, que foi promovido em parceria com o Governo de Pernambuco, foi mais uma oportunidade para ampliar o relacionamento entre o Estado e os 184 municípios pernambucanos.

ARBOVIROSES – A epidemia das arboviroses vivenciada pelos pernambucanos, no fim do ano passado, levou o governador Paulo Câmara a renovar, nesta terça, o Plano Estadual de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti e prorrogar a Situação de Emergência em Saúde. A medida – em vigor desde dezembro de 2015 – visa manter a celeridade nas ações já realizadas.

O governador alertou: “Não podemos descansar. Temos que continuar a evitar a proliferação do mosquito”. E completou: “O Estado está melhor preparado hoje para o enfrentamento dessas doenças que são novas e surgiram em 2014 no Brasil. Pernambuco foi atingido em 2015. E em 2016, já conseguimos resultados melhores e gente espera que diminua mais em 2017”.

As ações do plano envolvem o combate ao mosquito, compra de equipamentos e estratégias de mobilização social. Entre as novidades deste ano, está o início da operação de um ambulatório para pacientes com chikungunya no Hospital Getúlio Vargas, no Recife, e a descentralização dos exames para detectação da febre. Além do serviço na capital, é possível receber atendimento em outras quatro unidades de reumatologia localizadas no interior do Estado.

Confiante com o aprimoramento da medida, o secretário de Saúde, Iran Costa, disse que a estratégia do ano passado proporcionou uma redução de 24% nos casos de dengue no Estado. “O foco do plano é o combate aos criadouros do mosquito ainda na fase da larva. Isso porque sem mosquito não há transmissão de doenças”, salientou, completando: “Há muito a ser feito, mas nós conseguimos evoluir”.

Ainda acompanharam o governador no encontro da Amupe os secretários Antonio Figueira (Casa Civil), Francisco Papaléo (Cidades), Angelo Gioia (SDS), Silvia Cordeiro (Mulher), Nilton Mota (Agricultura), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão). Além do chefe de Gabinete do Governador, João Campos; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa; os deputados estaduais Aluisio Lessa e João Eudes; e o interventor de Gravatá, o coronel Mário Cavalcanti.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Assessoria de Imprensa do Governo de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: