Home Notícias Paulo Câmara reúne beneficiadas pelo Chapéu de Palha Mulher para construir estratégias do programa para 2018

Paulo Câmara reúne beneficiadas pelo Chapéu de Palha Mulher para construir estratégias do programa para 2018

Por Evandro Lira

Hélia Scheppa

Governador ouviu demandas de representantes dos segmentos contemplados pela iniciativa e detalhou ações que serão incorporadas no próximo ano

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira (04.10), no Palácio do Campo das Princesas, cerca de 30 representantes do Chapéu de Palha Mulher e de entidades parceiras do programa. No encontro, foram debatidas novas estratégias para o aperfeiçoamento da iniciativa, que tem impactado positivamente a vida e o trabalho de mulheres canavieiras, fruticultoras e pescadoras artesanais de todo o Estado, através das atividades desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Mulher. O chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para ressaltar o esforço do Governo de Pernambuco em dialogar e pactuar, cada vez mais, políticas públicas importantes como o Chapéu de Palha, assim como ações que promovam a igualdade social e de gêneros.

“Esse Programa não é só do nosso Governo. Já é uma política de Estado, da população de Pernambuco. Então, o objetivo é fazer com que as pessoas atendidas, principalmente as mulheres, tenham condições de competitividade, de ter trabalho e renda, de poderem levar o sustento para sua família. A gente já alcançou resultados qualitativos importantes na área, que vão desde o reforço na economia local à qualificação dessas mulheres, que podem viver agora do seu próprio trabalho. E é fundamental desenvolver cada vez mais ações voltadas para a defesa da mulher, seja no enfrentamento à violência, na saúde, no aumento do acesso à escolarização e também nas oportunidades no campo profissional”, destacou o governador.

Paulo ratificou ainda que o Estado continuará investindo e apoiando o Chapéu de Palha. “Mantenho o meu compromisso em buscar avançar nesse programa em 2018, corrigir o que precisa ser corrigido e ver a possibilidade, junto com a Secretaria de Planejamento e Gestão, de incrementar o orçamento para o ano que vem”, reforçou. O programa atualmente conta com um aporte de R$ 2,5 milhões ao ano.

A secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, afirmou que a pasta não tem medido esforços para continuar atuando e aprimorando ações que cheguem e atendam cada vez mais um número maior de pernambucanas. “O nosso empenho é fazer políticas públicas que cheguem também às mulheres rurais, dos cantos mais afastados. Por isso, o Chapéu de Palha Mulher é uma importante estratégia. Tanto que, apesar das dificuldades, fomos reconhecido pela ONU, em 2012, como uma política de gestão exitosa. E isso só foi possível porque tivemos a capacidade de apostar na política de empoderamento das mulheres”, pontuou.

 

Representando a Secretaria de Planejamento e Gestão, a gerente Geral do Programa Chapéu de Palha, Edna Claudino, avaliou o diálogo como um passo fundamental na articulação de novos ajustes. “Em um universo de 7.680 beneficiários, que estão com possibilidade de participação e de capacitações, 59% já está sendo executado pela Secretaria da Mulher. E isso reforça que, mesmo diante dessa adversidade econômica e financeira, o Governo do Estado não deixou de olhar e potencializar o trabalho que é feito pela Secretária da Mulher e pelas organizações que estão envolvidas. Temos muito que construir ainda, mas eu acho que a gente está dando um grande passo nesse momento, sentando à mesa para discutir novas propostas e soluções”, salientou.

 

Integrante da modalidade de Pesca Artesanal, Rosemere Nery, de 52 anos, comentou que os benefícios gerados pelo Chapéu de Palha têm contribuído significativamente para o fortalecimento do papel da Mulher na sociedade. “A gente avalia que o programa tem fortalecido as mulheres na atuação junto aos seus movimentos, e na buscar por direitos e cidadania. Então, nós enxergamos um grande avanço nesse processo de empoderamento com a participação dessas mulheres no Chapéu de Palha”, declarou. 

Também participaram da audiência os secretários estaduais Nilton Mota (Casa Civil), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária) e Marcelo Canuto (executivo da Casa Civil).

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: