Home Notícias Polo de Artesanato é boa opção para comprar itens carnavalescos no Bairro do Recife  

Polo de Artesanato é boa opção para comprar itens carnavalescos no Bairro do Recife  

Por Evandro Lira

Espaço do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) funciona na Praça do Arsenal, oferecendo itens como adereços, camisas e fantasias

 

Os foliões que frequentam o Bairro do Recife durante o Carnaval deste ano podem adquirir, a preços convidativos, itens como adereços de cabeça, camisas customizadas e fantasias para adultos e crianças. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, montou o Polo do Artesanato, situado na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, com 32 artesãos e artesãs ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte).

Nesta quinta-feira (8), o Polo funciona das 16h às 20h. Na sexta-feira (9), abertura do Carnaval, o funcionamento será das 14h às 24h, assim como do domingo à terça. E no sábado de Zé Pereira (10), o estande abre das 16h às 24h. O artista plástico Caidé pinta camisas na hora, focando em temas da cultura popular, principalmente o maracatu rural. “Temos também peças de madeira com tinta acrílica, todas feitas à mão, mostrando diversos aspectos da cultura pernambucana”, afirma.

A artesã Tereza Cristina expõe camisas pintadas à mão, retratando ícones da folia como o Galo da Madrugada, o Homem da Meia Noite e os caboclos de lança. “Tenho também roupas de chita, tecidos floridos e fantasias infantis. Já estamos vendendo bem e o movimento vai bombar a partir da sexta. É preciso ter um estoque grande pra dar conta da demanda”, diz.

Perto dali, a também artesã Mariza Carvalho vende tiaras, fantasias e sombrinhas, além de produtos para crianças. “Trago muita coisa do universo dos super heróis: capas e máscaras, martelos do Thor, escudos do Capitão América. Passo meses me preparando para participar, porque o movimento é sempre muito bom”, atesta.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Prodarte fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A equipe do Prodarte orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a feiras e capacitações. A novidade é que os produtos podem ser visualizados no novo Instagram do Prodarte (@prodarte.recife). A página traz fotos das peças e os contatos dos artesãos, facilitando as vendas e a divulgação do trabalho.

ALIMENTAÇÃO – No Carnaval do Recife 2018, o folião poderá contar com cerca de 210 empreendedores que vão comercializar comidas e bebidas nos polos da folia. O Bairro do Recife tem 120 barracas distribuídas pelos pontos de maior movimento: proximidades do Marco Zero, praça do Arsenal, Cais da Alfândega, ruas da Moeda, Bom Jesus, Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, Barbosa Lima e Dona Maria César. Eles fazem parte de sete grupos de Economia Solidária com atuação na área central da cidade.

Já nos polos descentralizados, como Várzea, Ibura, Cordeiro, Campo Grande e Brasília Teimosa, outros 90 profissionais das próprias comunidades estarão a postos para garantir que não falte comida e bebida na festa. Além disso, grupos de mulheres acompanhadas pela Gerência de Economia Solidária estarão a postos na Central do Carnaval para vender adereços carnavalescos e customizar as roupas dos foliões.

Fábio Araújo

Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: