Home Sertão Prefeitura de Afogados vai premiar escolas que reduzirem consumo de água e energia

Prefeitura de Afogados vai premiar escolas que reduzirem consumo de água e energia

Por Evandro Lira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a 386 km de Recife, lançou esta semana uma campanha objetivando reduzir o consumo de água e energia nas 32 Escolas da rede municipal de ensino, onde estudam 6 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA (ensino de jovens e adultos). É o Programa Água pela Vida.

foto (4)

foto (5)

foto (8)

Em uma das regiões mais castigadas pela seca, o município vem sendo abastecido pela adutora do Pajeú, que capta água no Rio São Francisco, na altura de Floresta. A barragem de Brotas, inaugurada em meados da década de setenta e antigo manancial do município, secou completamente em 2013, pela primeira vez em sua história. Hoje, ela conta com apenas 8,1% de sua capacidade armazenada. A previsão é de que 2015 seja mais um ano ruim em se tratando de precipitação pluviométrica.

foto (8)

foto (9)

foto (10) foto (11)

A meta da Secretaria Municipal de Educação é reduzir o consumo das Escolas em 50% até o final do ano, seguindo orientação da ONU, através dos 8 objetivos do milênio. Na questão da segurança hídrica, a ONU prevê “Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário.”

Para mobilizar a comunidade escolar, a Prefeitura irá promover nas escolas palestras, oficinas, cineclubes e a realização de mesas de glosas, tradição da cultura do Sertão do Pajeú. Em torno da mesa de glosa, reúnem-se poetas, cantadores, repentistas e quem mais quiser participar. O mote é dado e desenvolvido pelos participantes. O tema será a redução do consumo e o consumo racional da água. Está prevista também a realização de uma olimpíada de conhecimento, com distribuição de medalhas (ouro, prata e bronze) para os melhores trabalhos. O tema será “agindo com consciência planetária”. Todos os materiais educativos impressos (cartilha, panfleto, folder, etc) será produzido pelos próprios alunos em sala de aula.

O custo anual com a conta de água e energia das 32 escolas é de R$ 28.833,72 e R$ 107.288,14, respectivamente.

(amanhã, até às 12 horas, te envio informações sobre os prêmios que serão distribuídos e a quantidade do consumo anual de água e energia em quilowatts e em litros. As fotos em anexo foram tiradas pelo fotógrafo Cláudio Gomes, com alunos do Centro de Educação Infantil Maria Genedi de Brito.)

Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: