Home Notícias Prefeitura do Recife lança campanha Doe no Lugar Certo 2017/2018

Prefeitura do Recife lança campanha Doe no Lugar Certo 2017/2018

Por Evandro Lira

Foto:Daniel Tavares

O objetivo é que a população encontre instituições adequadas para as doações e evite entregar nas vias públicas

A Prefeitura do Recife lançou, na manhã desta sexta-feira (1º), a campanha Doe no Lugar Certo 2017/2018, no auditório do Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife. O objetivo da ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos(SDSJPDDH)  é sensibilizar a população a fazer as doações de natal (e de todo o ano) em locais apropriados, como instituições que desenvolvem trabalhos sociais, já que as doações em vias públicas podem incentivar a permanência de pessoas nas ruas.

A ideia é que a campanha seja trabalhada de forma permanente ao longo do ano e reforçada no período natalino. O lançamento fez parte da programação da 5ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, que teve início no último dia 20 e vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 Segundo a secretária de Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, comenta sobre a importância da campanha. “A intenção é sensibilizar a população para não doar nas vias públicas. Isto reforça a permanência das pessoas nas ruas. As famílias muitas vezes saem de suas casas  com crianças, adolescentes, com as pessoas idosas, com as pessoas com deficiência e vão para a rua colocando em risco essa família”, disse.

Neste período que antecede a festa de natal, muitas pessoas se mobilizam para arrecadar doações, no intuito de contribuir com os festejos natalinos de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Com a campanha, a Secretaria Executiva de Assistência Social do Recife pretende mostrar que, apesar de louvável, o gesto de solidariedade, quando feito em vias públicas, pode incentivar a permanência de pessoas nas ruas, onde elas correm o risco de entrar em contato com situações que podem levá-las a serem vítimas de diversas forma de violência e vulnerabilidades.

A Prefeitura do Recife orienta as pessoas que desejam fazer doações a procurar instituições, entidades, igrejas próximas ou escolher uma das mais de 400 organizações sociais cadastradas no Transforma Recife(www.transformarecife.com.br)  – plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife.

BRINCAR – Depois do lançamento da campanha Doe no Lugar Certo 2017/2018, a Prefeitura do Recife realizou a palestra “Do brincar que cala ao brincar que fala”, que fez parte da programação da Jornada de Direitos Humanos e também da primeira dição do Rec ‘n’ Play – festival de experiências digitais com mais de 200 atividades promovidas pela Prefeitura, pelo Porto Digital, Governo de Pernambuco, Ampla Comunicação, Grupo Duca e Sebrae.

Alexandre Nápoles, que é gerente da criança e do Adolescente do Recife, e João Villacorta, que é coordenador do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e Suas Famílias em Situação de Violência (Cercca), da Policlínica Lessa de Andrade, falaram obre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil. “A gente precisa quebrar a cultura de que o trabalho faz bem à criança. Ainda há essa ideia de que trabalhar desce cedo faz bem, mas é o oposto. Tira da escola, de conhecer a vida, de compreender os desafios. O momento de hoje é justamente isso de desconstruir essas informações e dizer que brincar contribui para o crescimento de sujeitos mais produtivos e criativos”, pontuou.

 Os debatedores também discutiram a importância da interação das crianças com os pais e responsáveis durante as brincadeiras para o fortalecimento de vínculos familiares.

JORNADA – Iniciada no último dia 20, a 5ª Jornada de Direitos Humanos (JDH) conta com mais de 50 ações em todas as regiões da cidade, até o dia 10 de dezembro. Palestras, rodas de diálogo, oficinas, espetáculos, emissão de documentos e cine-debates fazem parte da programação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife.

O tema da quinta edição da jornada é “Passos à frente rumo à cidadania”. Os debates abordam as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, igualdade racial, entre outros. A programação do evento está disponível no site da Prefeitura do Recife.

 

Sofia Costa Rêgo

Assessora de Imprensa

Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

Secretaria Executiva de Direitos dos Animais

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: