Home Sertão Prefeitura realiza ação para reordenamento do centro comercial de Petrolina

Prefeitura realiza ação para reordenamento do centro comercial de Petrolina

Por Evandro Lira

Ambulantes em processo de reorganização devem realizar um cadastro junto ao município.

 

A partir de agora, veículos e pessoas vão poder transitar mais facilmente pelo centro comercial de Petrolina, no sertão de Pernambuco. É que a Prefeitura deu início ao processo de reordenamento da região. A primeira ação, é a reorganização dos comerciantes ambulantes, já que alguns trabalham em locais inadequados e que comprometem a mobilidade no local. Por isso, uma operação, que está sendo coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), já atua no remanejamento dos trabalhadores informais. As primeiras vias onde o trabalho já começou a ser feito são a Avenida Souza Filho, na altura da praça do Bambuzinho, a rua Gregório Ramos e a rua da Laranjeira, ambas nas proximidades do Mercado Turístico.

Foi naquela localidade que a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da SEDURBS realizou, no último sábado (05), uma operação que autuou e retirou um grupo de ambulantes, que já haviam sido notificados anteriormente. Foram apreendidos três carrinhos, 28 caixas e cerca de 700Kg de frutas e verduras que não possuíam nota fiscal. Toda a mercadoria foi doada para o Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS), instituição que atua no apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para reaver o material de trabalho, estes ambulantes vão ter que se dirigir até a sede da SEDURBS, que fica na Avenida da Integração, 948, no bairro Dom Malan, procurar a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas e realizar um novo cadastro. Após a análise de dados, caso a documentação esteja de acordo com a legislação, a secretaria vai definir onde e quando eles vão poder voltar a trabalhar.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, a organização do comércio informal é fundamental para o desenvolvimento de todo o centro comercial de Petrolina. “A partir da missão que o prefeito Miguel Coelho nos deu, nosso grande objetivo com esta ação de ordenamento é promover o respeito entre os cidadãos, desde o direito à locomoção de pessoas e veículos no centro da cidade, até a garantia dos direitos dos comerciantes formais que pagam seus impostos e honram, muitas vezes, com altos custos para manter seus estabelecimentos funcionando e que têm de conviver com a concorrência, muitas vezes desleal, de ambulantes que se concentram em frente às lojas”, pontua Carvalho.

Um efetivo de 25 pessoas e 13 viaturas, sendo um caminhão, participaram da ação que durante todo o tempo foi pacífica, visando o diálogo e a orientação.  A iniciativa teve o apoio da Guarda Civil Municipal, dos fiscais de Postura, e dos agentes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Texto: Felipe Pereira – AsCom Prefeitura de Petrolina

Fotos: SEDURBS / Divulgação

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: