Home Sertão Preservar a Caatinga está em alta nas rodas de debates no Alto Pajeú, Diocese e grupos juntos na defesa do meio ambiente

Preservar a Caatinga está em alta nas rodas de debates no Alto Pajeú, Diocese e grupos juntos na defesa do meio ambiente

Por Evandro Lira

O debate pela boa prática em defesa do meio ambiente vem crescendo no Alto Pajeú, onde na última sexta-feira, 05 de junho, vários setores da sociedade organizada encabeçada pela Diocese de Afogados da Ingazeira, discutiram o tema desmatamento da Caatinga.

A vegetação típica do sertão é fundamental para que a região possa ter água novamente, preservando o Rio Pajéu, evitando o mesmo cenário que vive a Barragem de Serrinha em Serra Talhada, poluição do manancial hídrico.

O Bispo Dom Egídio Bisol trouxe um tema polêmico em sua fala, buscar preservar a vegetação para ter de volta os recursos naturais, fazer com que as escolas e o poder público possam interagir sobre o tema com os alunos.

No blog de Nill Júnior existem alguns pontos importantes destacados e absorvidos pelo debate:

  • Para o Estado: trabalhar de forma efetiva no combate ao desmatamento da caatinga;

  • Para o Cimpajeú: trabalhar resoluções para o esgotamento sanitário  e o lixo;

  • Para as prefeituras: fazer das escolas modelos no campo da educação ambiental;

  • Para as associações: investir na educação ambiental.

Os grupos sociais estavam presentes ao debate, os prefeitos Zé Mário de Carnaíba, José Patriota (Afogados da Ingazeira, Luciano Torres de Ingazeira, Zé Pretinho de Quixaba, Dêva Pessoa de Tuparetama.

Os secretários de Serra Talhada, Euclidez Ferraz (Meio Ambiente), Zé Raimundo (Esportes), Alessandro Vieira de Afogados da INgazeira (Cultura), além de representantes de Cooperativas também participaram do 13º Semeia.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: