Publicidade


Quais os cuidados que devemos ter na alimentação com a chegada do verão?

17 dez 2018|Postado em:Ciência e Tecnologia

 

Healthy Food. Organic Fruits and Vegetables

*Por Dra. Lívia Barbosa

 

Dezembro é o mês das férias, festas e também do início do verão. Para aproveitar ao máximo esse período, um ponto importante que devemos ter de atenção é com a alimentação. Com as temperaturas mais elevadas, a melhor opção é consumir itens leves, de fácil digestão e que hidratem o corpo.

Ao preparar os alimentos que serão levados para a praia ou piscina, por exemplo, lembre-se de sempre colocá-los em uma bolsa ou sacola térmica, com um pouco de gelo para que fiquem bem refrigerados. Aposte em frutas como maçã, bananas e uvas. Já para os lanches, a melhor opção são os naturais, se possível sem adição de maionese e embutidos como presuntos e salames. Não se esqueça também de consumir muita água e sucos, esse último de preferência, sem açúcar. Sabemos que existem inúmeros alimentos prontos que são vendidos na praia, porém evite exagerar na dose, uma vez que não é possível saber a procedência e a validade do que está sendo ofertado.

Para afastar aquela sensação de estômago cheio e pesado, evite alimentos gordurosos e industrializados que acabam tornando a digestão mais lenta. O consumo de carnes brancas, legumes, verduras, frutas, além dos cereais e grãos são bem-vindos por conta dos seus nutrientes e fibras.

Para aqueles que querem conquistar um bronzeado bonito e de forma saudável, a dica é investir no consumo de porções de alimentos que contenham betacaroteno, que está presente em frutas e legumes com a coloração amarela e alaranjada como mamão, damasco, abóbora, cenoura e beterraba; e nas verduras verdes escuras, por exemplo, couve, rúcula, brócolis, entre outros. É importante lembrar que, ao se expor ao sol, é necessário o uso de protetor solar e o melhor horário é antes das 10h e depois das 16h.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, para se obter uma alimentação equilibrada e saudável é recomendado dar preferências sempre aos alimentos in natura, utilizar o mínimo possível de gordura, sal ou açúcar na preparação da comida, limitar os alimentos processados e evitar os ultraprocessados.

Por fim, não deixe que uma intoxicação alimentar atrapalhe seu verão. Aproveite uma das estações mais esperadas do ano com moderação e muita hidratação!

*Dra. Lívia Barbosa é nutróloga do Hospital IGESP

 

 

 

Assessoria de imprensa do Hospital IGESP: Grupo Image

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*