Home Notícias RECIFE//Continua em cartaz “A poética viagem de um barquinho”

RECIFE//Continua em cartaz “A poética viagem de um barquinho”

Por Evandro Lira

imageContinuam esta semana, nos dias 21, 22 e 23, as apresentações da peça A viagem de um barquinhoa, às 16h, no Teatro Joaquim Cardozo. A peça é o resultado de um estudo de doutorado que tem como objetivo desenvolver, implantar e analisar os efeitos de uma proposta metodológica – a Microatuação. O espetáculo é gratuito e será oferecido a crianças de escolas públicas e também a entidades que atuam com crianças com deficiências – com o objetivo de aproximar esse segmento de público do universo do teatro para crianças.
A realização é do Grupo da Quinta, coletivo inserido nas ações de ensino, pesquisa e de extensão da Universidade Federal de Pernambuco desde 2003 e o texto é da escritora carioca Sylvia Orthof (1932-1997). O corpo artístico do grupo é composto por estudantes, professores e profissionais das Artes Cênicas, Música e Design da UFPE, coordenado pela professora e pesquisadora Rose Mary Martins, quem assina a direção artística da peça teatral e que utilizou sua pesquisa sobre os conceitos e procedimentos metodológicos de treinamento de atores referentes às suas performances com vocalidade em cena – iniciada em 2001, parte de seus estudos de mestrado – e que foi concluída em 2016 no Programa de Pós-graduação – PEPG – PUC-SP.
barquinho-2
“Nessa peça, a autora consegue fazer com que as crianças participem de uma viagem poética e repleta de ternura, atuando sobre a disponibilidade que todos temos de nos abrir para as experiências da vida”, comenta Rose Mary. “O texto, premiado em 1975, é uma obra inteligente, que consegue aliar uma boa capacidade de percepção poética da realidade a uma linguagem que fala com as crianças com muita fantasia e simplicidade. A palavra e a voz no teatro contemporâneo têm grande importância, sobretudo nos espetáculos dirigidos para a infância e para juventude”, continua.
barquinho-1-1
A montagem, segundo a diretora artística, pretende tornar claro o texto ampliando seu significado através da ação e da forma. “Propõe unir um tom ilusionista a uma atmosfera de muita fantasia a partir de uma encenação cuidadosa com a criação de uma trilha musical original, cenário, figurinos, e adereços que permitam estabelecer momentos de poesia e beleza nessa experiência estética, e, assim, redescobrir o espaço do onírico na vida do público”, explica.

FICHA TÉCNICA
DRAMATURGIA Sylvia Orthof
DIREÇÃO E PREPARAÇÃO CÊNICA Rose Mary Martins
PRODUÇÃO EXECUTIVA Jéssica Soares | Gárgula Produções
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Paulo Carvalho
TRILHA SONORA, DIREÇÃO MUSICAL E ILUSTRAÇÕES Matheus Mota
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO E DESIGN GRÁFICO Hana Luzia
FIGURINO E CENÁRIO Marcondes Lima
ILUMINAÇÃO E MAQUIAGEM João Denys
EXECUÇÃO DE FIGURINO Silvana Lyra
EXECUÇÃO DE LUZ João Pedro Leite
EXECUÇÃO DE MAQUIAGEM Marco Salomão
EXECUÇÃO DE SOM Matheus Mota
CENOTÉCNICA Flávio Fernando
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Hypolito Patzdorf
ASSESSORIA DE IMPRENSA Mila Portela

ELENCO
LAVADEIRA Isadora Lima
MENINO Pedro Rodrigues
SOL E SAPO Pablo Araújo
CAVALEIRO VERDE E SONHO Paulo Carvalho
CAVALEIRO AZUL E BARCO Boás Ribeiro / Pablo Araújo
PIRILAMPO E FADA PRINCESA Anastácia Rodrigues

Realização: Grupo da Quinta e Gárgula Produções
Apoio: Universidade Federal de Pernambuco
Incentivo: FUNCULTURA-FUNDARPE-SECRETARIA DE CULTURA-GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Informações: 98763.5556

Créditos das fotos: WAGNER MELO COSTA

Ludmila Portela
VERBO Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: