Publicidade


Seplag vence prêmio de melhor projeto do ano do PMI-PE com novo módulo do Cais do Sertão

26 set 2018|Postado em:RECIFE

Escritório de Gerenciamento de Projetos foi responsável pelo planejamento da obra

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria de Gestão Estratégica – Escritório de Gerenciamento de Projetos (SEGES/EGP), ganhou mais um prêmio para o Governo do Estado. O Módulo II da construção do Cais do Sertão, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer (Seturel) e acompanhado pela Seplag, foi escolhido como o melhor projeto de Pernambuco no prêmio melhores do ano do Project Management Institute (PMI). Também concorreram, na fase final, projetos da fábrica da Jeep, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Esta é a terceira edição do Melhores do Ano PMI-PE e a segunda vez que a Seplag consegue levar o prêmio máximo, concorrendo com empresas de todo o mundo. Para concorrer ao prêmio, basta que a instituição, pública ou privada, tenha escritório em Pernambuco e desenvolva projetos dentro do Estado. Esta premiação garante ao Governo de Pernambuco participar da final do prêmio Mundo PM, organizado pela revista Project Design Management, que acontece em novembro. A publicação é especializada em gerenciamento de projetos e se divide entre artigos acadêmicos e matérias sobre o tema.

Maria Teresa Araújo, gerente geral do EGP, lembra que em 2016 o Governo do Estado ganhou com o projeto da Escola Técnica Estadual de Paudalho. A gestora governamental da Seplag Joyce Brito foi a responsável pelo projeto do Cais do Sertão e detalha o trabalho da Seplag no monitoramento da obra. “Durante um ano e meio, realizamos monitoramentos semanais com a Seturel e com a equipe de execução da obra. Nestes encontros fazíamos o acompanhamento do cronograma, o levantamento de riscos, definição de contramedidas, gestão dos desembolsos do projeto, entre outras atividades”, explicou a gestora.

O diretor de eventos da PMI-PE e curador do prêmio, Mateus Pereira, explica como funciona o processo de seleção dos projetos. “O prêmio é composto por duas fases. A primeira é uma avaliação técnica dos projetos inscritos que seleciona três finalistas. Este ano, por um empate técnico, foram quatro os projetos da final. Na segunda fase, que acontece durante uma conferência que envolve toda a comunidade de gerenciamento de projetos, há uma apresentação dos projetos finalistas e uma votação do público”, afirmou Mateus.

“Além de ter o reconhecimento técnico, a Seplag teve o reconhecimento da comunidade na área, o que é muito positivo. Por se tratar de uma instituição pública, o benefício de ter um projeto bem feito se estende para toda a sociedade. Outro ponto importante de participar de um prêmio deste é que a equipe, quando começa a preencher o formulário de inscrição, já começa a refletir sobre os erros e acertos do projeto”, explicou o diretor da PMI-PE.

Cais do Sertão – O espaço é um centro cultural com exposições fixas e itinerantes, mesclando recursos inovadores, tecnologia e automação, com os contrastes que marcam a vida do sertão nordestino. As obras foram compostas por duas etapas: o Módulo, entregue em 2014, com 2.500 m² de área, onde está a exposição permanente e interativa sobre a cultura sertaneja; e o Módulo II, entregue em 2018, com 7.500 m² de área, com exposições itinerantes, salas de aula, auditório, restaurante e bar-café. O módulo II foi executado pela Seturel com recursos do Prodetur.

PMI – O Project Management Institute é a maior associação de membros profissionais do mundo (sem fins lucrativos) para a profissão de gerenciamento de projetos. O PMI-PE foi criado em julho de 2003, o primeiro na região Nordeste, e funciona com a representação local do PMI, compartilhando os mesmos padrões, princípios e ideais que norteiam a atuação global da entidade.

 
Crédito das fotos: SETUREL/Divulgação

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*