Home Notícias Simepe celebra o Outubro Rosa no Plaza, com exposição de mulheres “vencedoras”

Simepe celebra o Outubro Rosa no Plaza, com exposição de mulheres “vencedoras”

Por Evandro Lira

Um dia de saúde e conscientização para combater o câncer de mama em Pernambuco. Assim foi esta sexta-feira (14) durante um mutirão de serviços oferecidos pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), em parceria com Plaza Shopping Casa Forte, localizado na Zona Norte do Recife.

Neste sábado (15) uma nova ação terá início a partir das 10h também no Plaza Shopping Casa Forte, com exposição que traz imagens e depoimentos inspiradores de mulheres “vencedoras” que superaram o câncer de mama. A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 20 de outubro, no piso L3, durante o horário de funcionamento do shopping.

A vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Cláudia Beatriz, destaca a preocupação da entidade com a sociedade e com o importante de prevenção. “Nós sabemos que o melhor remédio é a prevenção e estamos cada vez mais nos empenhando nesse momento de alertar, de incentivar, de desmistificar o medo que ronda a mulher. É muito importante estar sempre atenta para a necessidade do diagnóstico precoce e de se autoexaminar”, ressalta.

A diretora de eventos e cultura do Simepe, Malu David, destaca que o papel do Sindicato também vai além. “O Sindicato dos Médicos está envolvido não apenas com o cuidado da nossa categoria médica, mas nós temos também uma preocupação muito grande com a saúde da população e o Outubro Rosa é uma conscientização da necessidade da mulher fazer o seu exame preventivo para o câncer de mama”, valoriza.

DADOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama consiste na multiplicação de células anormais na região mamária, que causam a formação de um tumor. Há vários tipos, alguns com desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. O diagnóstico precoce é tido pelos profissionais como fator decisivo no tratamento e a forma mais eficaz de potencialização de cura da doença.

 Esse tipo de enfermidade é responsável por cerca de 25% dos novos casos de câncer no Brasil, sendo um dos tipos mais comuns da doença. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2016 devem surgir 57,9 mil novos casos. Só em Pernambuco, no período entre 2010 e 2015, os óbitos causados pelo câncer de mama aumentaram 13,3%.

 SOBRE O OUTUBRO ROSA

Em 1990, teve início o movimento Outubro Rosa. O projeto vem levando, anualmente, à população informações e maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento do câncer de mama. A conscientização promovida pelo movimento busca popularizar a prática do autoexame, no qual é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas da doença, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: