Publicidade


Sistema prisional | MPT inspeciona unidade em Itamaracá e encontra ambiente precário

8 fev 2018|Postado em:Notícias

Na manhã desta quinta-feira (8), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco inspecionou o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), unidade do sistema prisional de Pernambuco. O objetivo foi verificar as condições de meio ambiente de trabalho no local, que reúne agentes de segurança, profissionais de saúde e terceirizados.

De acordo com os procuradores do MPT que estiveram na ação, Janine Miranda e Ulisses Dias de Carvalho, os trabalhadores estão com a saúde e a segurança no trabalho expostas. Foram encontradas várias infiltrações, parte elétrica desprotegida e rachaduras. Um dos postos de trabalho estava escorado por uma tábua.

Na ocasião da inspeção, o MPT também buscou verificar se o cenário encontrado confere com o mesmo que um reportado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) em relatório. Os analistas periciais do MPT participaram da ação e devem analisar se há compatibilidade de informações. O relato encaminhado pelo conselho apontou para ambientes de trabalho precários, insalubres e mal ventilados.

A fiscalização contou com o apoio da Gerência de Segurança Institucional do MPT e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Sistema prisional

O MPT em Pernambuco, desde 2017, tem um procedimento promocional (111/2017) voltado especificamente para o tema das condições de meio ambiente de trabalho no sistema prisional do estado. Administrativamente, já demandou uma série de informações à Secretaria de Ressocialização de Pernambuco, dentre elas lista nominal dos funcionários, bem como os programas de proteção à saúde, até então não apresentados.

Essa foi a primeira inspeção realizada. O órgão deve fiscalizar todas as demais unidades. A expectativa é que com providências administrativas se consiga adequar as unidades ao que obriga a lei. Não sendo possível, o MPT moverá ações judiciais pedindo os ajustes.

Colaboração da Assessoria de Imprensa do MPT

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*