Publicidade


Sítio São Bento é exemplo de produção  sustentável sem uso de agrotóxico em Serra Talhada

8 jun 2018|Postado em:Sertão

O Sítio São Bento é exemplo de produção agrícola sustentável, em Serra Talhada, sem utilização de agrotóxico. A história de sucesso começou quando , no começo deste ano, o dono da propriedade, Genivaldo,  recebeu a proposta para conduzir a exploração agrícola sem uso de defensivo agrícola, feita pelos extensionistas do Escritório Local do Instituto Agronômico de

O Sítio São Bento é exemplo de produção agrícola sustentável, em Serra Talhada, sem utilização de agrotóxico. A história de sucesso começou quando , no começo deste ano, o dono da propriedade, Genivaldo Bezerra Lacerda ,  recebeu a proposta para conduzir a exploração agrícola sem uso de defensivo agrícola, feita pelos extensionistas do Escritório Local do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Adriano Edson, Dejonas Nogueira e Germano Pereira, que já prestava assistência técnica ao  rebanho de gado de leite. O IPA é vinculado á Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.

A aceitação foi mais do que acertada. A plantação prosperou e foi diversificada. Hoje, além da criação de bovinos, ele cultiva fruteiras, tais como mamão, banana e coco, alguns tubérculos e raízes, como batata doce e macaxeira, além de várias hortaliças. Satisfeito, o agricultor vem encaminhando e comercializando sua produção nas feiras locais e já almeja evoluir ainda mais para, futuramente, conseguir o registro como produto orgânico.

 “A diversidade explorações e de culturas num sistema de transição orgânica é fundamental para o manejo combate e controle de pragas e doenças e mesmo em fase inicial de exploração no atual sistema, já se observa alguns resultados e a evolução da família no tocante a produção com sustentabilidade”, explica o supervisor de Extensão Rural da Gerência Regional de Serra talhada, Tito Ferraz.

Núcleo de Comunicação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*