Publicidade


Tabira, no Sertão do Pajeú, comemora investimento para aumento da oferta de água

2 out 2018|Postado em:Notícias

 

           Nova Estação de Tratamento de Água vai operar com  água do Rio São Francisco

 

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou hoje (2/10) o transporte da Estação de Tratamento de Água (ETA) pré-fabricada, que será implantada em Tabira, município do Sertão do Pajeú. A nova ETA vai dobrar a oferta de água para cerca de 30 mil pessoas, pois possibilitará o tratamento da contribuição de água que será recebida por meio da segunda etapa do Sistema do Adutor do Pajeú (Ramal de Sertânia) – obra que é executada pelo Departamento de Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Com essa obra, mais de 80% da cidade terá abastecimento sem rodízio.

 

O Governo do Estado e Compesa investem mais de R$ 1,4 milhão na implantação da nova unidade.  “A implantação da ETA é a maior demanda para melhorar o abastecimento da cidade de Tabira e o governador Paulo Câmara, sensível a essa necessidade, colocou essa obra como prioridade. Esse investimento também nos dará maior segurança hídrica para abastecer a cidade, inclusive, nos períodos de seca”, informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. A companhia vai realizar uma obra para construção da infraestrutura onde será instalada a nova estação, no mesmo local onde fica a Estação de Bombeamento 7 do Sistema Adutor do Pajeú, na entrada da cidade de Tabira (próximo ao distrito de Riacho do Gado). Essa obra será realizada no prazo de quatro meses, após assinatura da ordem de serviço.

 

A ETA fabricada em fibra de vidro é do tipo de convencional e tem capacidade de tratar 40 litros de água, por segundo. 4 Caminhões estão sendo usados para realizar o transporte da unidade por módulos (em função das grandes dimensões), como os floculadores, decantadores, filtros e a casa de química. Hoje Tabira é abastecida pelo sistema integrado que também atende a cidade Afogados da Ingazeira, com água captada na Barragem de Brotas.

Assessoria da Compesa

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*