Publicidade


Tumores de laringe será tema  de palestra em Petrolina

30 out 2018|Postado em:Ciência e Tecnologia

Segundo evento do ano de uma série de palestras, programadas para abordar as doenças tratadas pela especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, com a exposição das suas causas, sintomas e opções de tratamento. “Laser e Laringe com Vinho” é um evento que tem o objetivo de criar um elo com os pacientes afim de divulgar informações sobre os mais variados temas na cirurgias de cabeça e pescoço e que são tratados na região do Vale do São Francisco.
A palestra vai acontecer no próximo dia 13 de novembro, na Champanharia Wine Drink Clube, a partir das 19h. O evento que já abordou, em março, o tema “Tireoide e Vinho” tem como público alvo profissionais e estudantes da área de saúde que podem se inscrever através do site www.sicape.com.br.
“O nome do evento vem de um projeto no qual procuramos discutir temas relevantes da área de cirurgia de cabeça e pescoço de uma maneira descontraída. Os Tumores de laringe possuem correlação com o hábito de beber, fumar e, também, apresenta o papiloma vírus humano (HPV) como fator de risco. Com isso, a meta é que de posse dessas informações, as pessoas irão poder procurar ajuda com maior brevidade”, afirmou o coordenador do evento Dr Aglailton Menezes, médico cirurgião de cabeça e pescoço.
Tumores de laringe são doenças que podem apresentar sintomas como alterações na voz e rouquidão. “O câncer de laringe que se forma nas cordas vocais (glote), muitas vezes causa rouquidão ou alterações na voz. Isto pode levar a um diagnóstico em estágio inicial. As pessoas que apresentam alterações na voz, como rouquidão, que não melhoram em duas semanas devem procurar um médico. Para uma avaliação completa, podem ser encaminhados para um especialista, acrescentou o médico Aglailton Menezes.
Um alerta é importante sobre a doença, para os tumores que não se iniciam nas cordas vocais, a rouquidão ocorre somente após os mesmos atingirem um estágio avançado ou terem invadido as cordas vocais. “Muitas vezes, estes tumores não são diagnosticados antes de se disseminarem para os gânglios linfáticos, de modo que o paciente perceba uma massa no pescoço”.
Outros Sintomas
Os tumores que começam na área da laringe (supraglote, subglote ou hipofaringe) são frequentemente diagnosticados em estágios avançados, por não apresentarem sintomas, como a rouquidão.
Os sintomas desses cânceres podem incluir ferida na garganta que não cicatriza, tosse persistente, dor e dificuldade para engolir, dor de ouvido, dificuldade para respirar, perda de peso, nódulo ou massa no pescoço. “Ter um ou mais destes sintomas não significa ter um câncer de laringe ou hipofaringe.
Na verdade, muitos destes sintomas são causados por outras condições clínicas. Ainda assim, se você tiver algum destes sintomas, é muito importante que sejam acompanhados por um médico para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário”, concluiu Dr Aglailton Menezes.
Serviço:
O quê: “Laser e Laringe com Vinho”
Quando: 13 de novembro
Local: Champanharia Wine Drink Clube (Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 690A – São José – Petrolina)
Horário: a partir das 19h.
Inscrições através do site www.sicape.com.br.
Colaboração de Aglailton Menezes

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*