Home Notícias Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil chega a Riacho das Almas

Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil chega a Riacho das Almas

Por Evandro Lira

Capacitação ministrada pelo Icia foi voltada para profissionais de saúde, representantes das Secretarias de Saúde e Educação e conselheiros tutelares

A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas em parceria com o Instituto do Câncer Infantil do Agreste – Icia realizou na manhã desta quinta-feira (22) a Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. O evento foi voltado especialmente para os profissionais de saúde da Atenção Básica do município: médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos em enfermagem. No entanto, também participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde, Educação e conselheiros tutelares.

A caravana teve como objetivo alertar os profissionais sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, e esta é a primeira vez que o encontro está sendo realizado em Riacho das Almas. “Algo corriqueiro pode ser câncer, e é extremamente importante esse trabalho do Icia para capacitar nossos profissionais a identificar esses sinais e sintomas para o tratamento correto porque a gente sabe que quando há o diagnóstico precoce, a condição de cura é muito mais eficiente”, ressaltou a secretária de saúde de Riacho das Almas Scheyla Gonçalves.

As palestras foram ministradas pelo idealizador do Icia, o oncologista pediátrico Luiz Henrique Soares, pela nutricionista residente em atenção ao câncer Audeangela Sobral, pela dentista Sarah Rachel e pela enfermeira Laís Ramos. Foram abordadas as formas de diagnosticar o câncer em crianças e adolescentes, a importância do acompanhamento nutricional durante o tratamento quimioterápico, as lesões bucais que os tratamentos contra o câncer podem causar e a abordagem em enfermagem que deve ser dada aos pacientes.

“O diagnóstico precoce é a principal arma para a cura, e a atenção básica dos municípios tem papel fundamental nisso. Por isso é importante falar sobre os fatores que atrasam o diagnóstico, porque a gente entende que todos são corresponsáveis neste processo”, explicou o oncologista idealizador do Icia Luiz Henrique Soares.

De acordo com o Instituto, o tipo de câncer mais comum entre as crianças é a leucemia. Os sintomas da doença são perda de peso, febre prolongada, ínguas e manchas rochas pelo corpo.

Prioridade no atendimento – Durante a caravana, foi pactuado que os pacientes do município de Riacho das Almas terão prioridade nos encaminhamentos, exames e atendimentos no Icia. O encaminhamento pode ser feito pelos profissionais de saúde da atenção básica após regulação da Secretaria de Saúde.

Prefeitura de Riacho das Almas

Assessoria de imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: