Home Notícias Cáritas Diocesana de Pesqueira participa de Encontro Regional

Cáritas Diocesana de Pesqueira participa de Encontro Regional

Por Evandro Lira

IMG_20151010_120917594
 

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nos últimos dias 08, 09 e 10, a Cáritas Diocesana de Pesqueira participou do 2° Encontro Regional de Comunicação e o 1° Encontro Regional de Mobilização de Recursos, na cidade de Gravatá, ambos promovidos pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 que abrange os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

No primeiro dia, a programação do evento iniciou com uma mesa de diálogos conduzida pelo agente Cáritas Diocesana de Penedo, José Matias. A primeira convidada foi a Doutora em Comunicação e Semiótica e Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), Cristiane Bôa Viagem, que falou sobre a ética dos jornalistas brasileiros, e também o direito da comunicação para a sociedade.

 IMG_20151008_163950408

“O jornalismo de proximidade se encaixa no trabalho social das entidades, por isso, é essencial usar essa ferramenta para dialogar com a sociedade civil”, diz Cristiane.

Já o segundo momento, os participantes contaram com a presença da integrante do Secretariado da Cáritas Nacional, Renata Costa, que apresentou o funcionamento da Comunicação interna da Cáritas e como é utilizada como estratégia para captação de recursos.

“Hoje as plataformas multimidiáticas nos oferecem uma via dupla, assim podemos enviar e receber o retorno das informações, e para isso a nossa rede de comunicação é dividida por setores: audiovisual; imprensa; publicidade e imagem. Assim conseguimos ter uma organização e melhor divulgação do nosso trabalho, afinal, ninguém ama o que não conhece”, falou Renata finalizando o primeiro dia de encontro.

Dando continuidade às atividades, no segundo dia as oficinas foram divididas em: Comunicação, facilitada pela jornalista Ana Célia, e Mobilização de Recursos, facilitada por Renata Costa, e também, pelo agente Cáritas NE2, Victor Hugo Balladares. Na parte da comunicação foram abordadas diversas vertentes, onde se destacaram a forma de comunicar e a força que ela possui, os meios acessíveis que temos, os principais avanços e desafios e como podemos trabalhar a comunicação interna e externa.

Em contrapartida, na oficina de mobilização, os facilitadores apresentaram a Rede Permanente de Solidariedade (RPS), que atualmente é um dos maiores meios de captação de recursos que a Cáritas Brasileira utiliza. Além disso, as entidades-membros puderam discutir, propor e trocar ideias de estratégias de mobilização, entendendo e conhecendo as particularidades de cada região. Renata também explicou a diferença entre o trabalho de mobilização e de captação no terceiro setor.

No último dia, ambas as oficinas avaliaram o encontro e fizeram os seus respectivos encaminhamentos.

Na parte da comunicação, foi realizado um trabalho em grupo dividido por estados, aonde os participantes afirmaram os seus compromissos a fim de fortalecer a comunicação entre o secretariado regional, e também, entre as próprias entidades-membros. A próxima oficina será nos dias 06 e 07 de novembro, em João Pessoa, para iniciar a sistematização de uma cartilha que abordará trabalhos com Economia Popular Solidária (Epsol) desenvolvidos nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

E na parte de mobilização de recursos, em breve haverá sugestões de datas para uma nova oficina, a qual pretende aprofundar o trabalho da RPS, e, elaboração de projetos.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: