Publicidade


Dia Mundial do Pão é comemorado nesta sexta-feira (16) 

16 out 2020|Postado em:Artigo

 

Image by Couleur from Pixabay

  O Dia Mundial do Pão é comemorado nesta sexta, 16 de outubro, em todo o país. O dia foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. Pernambuco reúne creca de 4 mil panificadoras, entre formais e informais, que geram 40 mil empregos diretos e mais de 82 mil indiretos. Os dados são da Epão, entidade que reúne a Associação dos Industriais de Panificação do Estado (AIPP), Sindipão e Coopancosi.

Serviço considerado essencial, as padarias passam por momentos difíceis em razão da pandemia do Coronavírus. O agravamento da situação veio com a paralisação de diversas atividades, durante o isolamento social, manutenção de custos fixos e aumentos sucessivos do dólar, acumulado em cerca de 30%.

“De 40% a 45% da farinha de trigo que utilizamos é importada. Fora isso, ainda enfrentamos o desabastecimento e a alta dos preços de outros insumos”, destaca Paulo Pereira, presidente do SINDIPÃO / EPÃO. Segundo ele, a queda faturamento é de aproximadamente 30%, fora os estabelecimentos que encerraram as atividades.

Setor formado, em sua maioria, por micro e pequenos empresas, optantes pelo Simples Nacional, o segmento da panificação já enfrenta rotineiramente problemas ligados à tributação. “Buscamos mecanismos que reduzam o impacto da crise e viabilizem a reestruturação dos negócios”, conta João Galdino, presidente da AIPP, COOPANCOSI e EPÃO.

Uma saída é sanção de uma lei estadual que regulamente a venda de trigo industrial apenas para empresas formais. “É uma forma de regularizar e moralizar a venda do pão, que é feita de forma indiscriminada para formais e informais”, explica João.

 Colaboração de Kátia Pinto

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*