Publicidade


Em Arcoverde, Paulo Câmara abre Fórum Estadual de Políticas para Mulheres

20 maio 2022|Postado em:Sertão


Publicidade

Governador também anunciou diversas ações do Plano Retomada para a região. Entre elas, melhorias no Hospital Regional Ruy de Barros Correia

ARCOVERDE – O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta sexta-feira (20.05), a abertura do Fórum Estadual de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O evento, realizado pela Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com a prefeitura, discutiu os avanços e desafios da implementação de ações públicas de gênero em Pernambuco ao longo dos 15 anos de existência desta pasta.

“Mais do que nunca, é momento de enaltecer a força feminina na sociedade e consolidar esse movimento também aqui no interior do Estado. Hoje é uma oportunidade valiosa para reafirmar que essa luta é de todos e todas, homens e mulheres, governo e sociedade civil, em todos os municípios e em todos os Estados do Brasil”, afirmou Paulo Câmara.

A ação reuniu representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres, dos poderes Legislativo e Executivo local e estadual, Gerências Regionais de Educação e Saúde (GRE/GERE), trabalhadoras rurais e da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe.  Ao término, foi entregue um documento à secretária da Mulher, Ana Elisa Sobreira, sugerindo ações estratégicas para atender demandas desse público em suas regiões, de forma descentralizada e conjunta com os territórios. “Iniciativas como essa refletem diretamente no atendimento e acolhimento às mulheres em suas especificidades e, principalmente, no formato de ação que realizamos localmente”, observou a secretária.

Ainda em Arcoverde, o governador esteve no Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), onde entregou um novo tomógrafo para exames de imagem e uma ambulância de suporte avançado, que contou com um aporte de R$ 263 mil. Além de conferir a revitalização finalizada da unidade de urgência e emergência geral, que conta, atualmente, com 54 leitos de observação, Paulo Câmara também autorizou a ampliação da UTI geral adulto, que vai passar de seis para dez leitos e deve ser entregue à população até novembro deste ano.


Publicidade



Na área de infraestrutura hídrica, foi assinado convênio com a prefeitura para implantação de rede coletora de esgoto no bairro Veraneio, orçada em R$ 850 mil, uma parceria que vai beneficiar 700 famílias. Também será construída uma estação elevatória, que bombeará os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto Cohab 2, já em funcionamento na cidade. A expectativa é que a obra seja entregue em dezembro de 2022, beneficiando 2,5 mil pessoas. O governador visitou ainda a Casa Verde, um espaço da Compesa voltado para a educação socioambiental. A unidade passou por melhorias na estrutura e nas instalações físicas.

Com o objetivo de garantir a inclusão social e o fortalecimento comunitário, Paulo Câmara assinou uma ordem de serviço para instalação do Compaz Arcoverde, que atenderá cerca de 10 mil pessoas na região. A edificação, com cerca de 3.300 m² de área construída, contará com uma biblioteca e uma Unidade de Tecnologia – UTEC, além de dojô, salas de música, dança, atendimento social e cursos profissionalizantes, cozinha escola, auditório para 106 pessoas,  área de eventos, playground, academia, pista para caminhada e piscina semiolímpica.

Encerrando sua passagem por Arcoverde, o governador visitou o Santuário da Divina Misericórdia, acompanhado do padre Adilson Simões, e também a Fundação Terra, onde foi recebido pelo superintendente do instituto, Wellington Santana.

Acompanharam a comitiva os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos) e Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação); os presidentes da Compesa, Manuela Marinho, e da Perpart, Nilton Mota; os deputados federais Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, Fernando Monteiro e Raul Henry e os deputados estaduais Rodrigo Novaes, Waldemar Borges, Teresa Leitão e Gleide Ângelo. Também estiveram presentes o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, e outros prefeitos e vereadores da região.

 

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Ascom

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*