Home Notícias Porto do Recife volta a abastecer navios com água da Compesa

Porto do Recife volta a abastecer navios com água da Compesa

Por Evandro Lira

Após 20 anos, ancoradouro recifense fornece água da Compesa para embarcações

Os navios de bandeiras nacional e internacional que atracam no Porto do Recife voltaram a ser abastecidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O retorno do fornecimento de água é fruto de uma parceria entre a Compesa e o Porto do Recife que investiram na modernização de seus sistemas de distribuição e armazenamento, respectivamente, a fim de atender aos padrões técnicos e de qualidade internacionais. O veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, atracado no Porto do Recife desde o dia 12 até 16 de setembro, será abastecido com água fornecida pela Compesa na próxima terça-feira (15). A operação vai ser realizada às 15h.

A Compesa havia deixado de fornecer água aos navios numa época em que o abastecimento no Bairro do Recife ficava aquém das necessidades do terminal portuário e das embarcações, com um rodízio de um dia com água para nove sem água. No entanto, graças aos investimentos feitos no saneamento nos últimos anos, foi possível mudar essa realidade. O primeiro deles foi a conclusão do Sistema Pirapama, que permitiu um aumento de 50% na oferta de água da RMR e o projeto de modernização da rede de distribuição do Bairro do Recife, um investimento de R$ 2,5 milhões que se somam aos R$ 600 milhões aplicados em Pirapama.

Desde dezembro de 2011, com o início da operação do Sistema Pirapama, houve um incremento da oferta de água para a área plana do Recife, o que engloba o centro antigo da cidade e a região portuária. Além disso, a Compesa concluiu a primeira etapa do projeto de setorização no bairro. Trata-se da modernização e adequação da rede de distribuição, o que inclui troca de tubulações, minimizando os riscos de vazamentos, e maior controle de vazão, aumentando a confiabilidade do sistema. “Com esses dois investimentos, demos um salto na qualidade do nosso serviço no Bairro do Recife, o que nos credenciou para retomar o contrato com o porto da cidade”, rememorou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Para que os navios voltassem a receber água da Compesa, o Porto do Recife precisou fazer ajustes em seu sistema interno de armazenamento e distribuição, seguindo normas pré-estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a consultoria e o apoio técnico da Compesa, foram instalados três novos dosadores de cloro nos dois reservatórios internos do porto, de onde sai a água para o prédio administrativo e para os 12 hidrantes instalados em pontos estratégicos nos cais de atracação.

Os dosadores garantem que o nível de cloro da água que chega ao navio permaneça igual ao da rede de distribuição da Compesa. Esse reforço é importante porque, como a água precisa percorrer um longo caminho entre a rede e o cais, sob altas temperaturas, poderia haver perda de cloro por evaporação dentro da tubulação. “Tomamos todas as precauções a fim de garantir não apenas o fornecimento contínuo, mas um produto de qualidade com a garantia da Compesa”, enfatizou Olavo de Andrade Lima, presidente do Porto do Recife.

Para manusear os dosadores e realizar a manutenção desses equipamentos, a Compesa capacitou um corpo técnico do Porto do Recife. Os primeiros testes para averiguar a qualidade do abastecimento começaram em março deste ano, havendo, agora, plenas condições para dar início a esse atendimento.

Porto do Recife
Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Porto do Recife
Manuela Leimig | Coordenadora de Comunicação e Imprensa
 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: