Home Notícias Carlos Veras é reeleito presidente da CUT em Pernambuco‏

Carlos Veras é reeleito presidente da CUT em Pernambuco‏

Por Evandro Lira

Nesta tarde desta sexta-feira (12), os mais de 500 delegados sindicais reelegeram em chapa única, no Congresso Estadual, a nova direção executiva da Central Ùnica dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE). O agricultor rural e natural de tabira, Carlos Veras, foi reconduzido ao cargo de presidente, para gestão 2015/2019 (quadriênio).

A reeleição da nova direção cutista aconteceu no 14º Congresso Estadual da Central Pernambuco (CECUT), que está sendo realizado no centro de formação e lazer, do Sindsprev, BR-101/Norte, bairro da Guabiraba, no Recife. O evento se encerra amanhã (13), com plenária final a partir das 09 horas. Carlos Veras comentou que sua reeleição no atual momento de luta e resistência da classe trabalhadora, é o resultado de uma gestão democrática e participativa que vem trabalhando junto aos sindicatos e em parceria, principalmente, com os movimentos sociais, estudantil, negro e das mulheres.Pontuou, ainda, sobre a necessidade das reformas agrária e política, convocando a classe trabalhadora para se manter unida, defender seus direitos contra a política econômica e o ajuste fiscal do governo.

Veras começou a sua trajetória como presidente da Associação Rural de Poço de Dantas com apenas 18 anos. Depois foi coordenador do Complexo das Cooperativas do Sertão, secretário-geral da Cooperativa de Crédito Ecosol-Pajeú, Tesoureiro da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS)-CUT, vice-presidente da Central na gestão 2009-2012 e presidente no período de 2012/2015.

Este, na verdade é primeiro Congresso da CUT em Pernambuco a eleger uma direção paritária, entre homens e mulheres na direção. Veras disse que é mais um passo importante que as mulheres cutistas estão dando dentro desta luta histórica pela busca do seu espaço. ” Um momento histórico para o movimento sindical cutista, que trará muitos benefícios para a classe trabalhadora”, afirmou.

Conforme deliberação do 11º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), em 2012, a paridade de gênero deverá valer tanto para a composição dos quadros diretivos da nacional e das estaduais quanto para a participação de delegações em todas as etapas.

Assessoria de Imprensa da CUT-PE

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: