Home Jaboatão dos Guararapes I Festival da Macaxeira do Jaboatão movimentará o Centro da cidade nos dias 19 e 20

I Festival da Macaxeira do Jaboatão movimentará o Centro da cidade nos dias 19 e 20

Por Evandro Lira

O município do Jaboatão dos Guararapes terá seu I Festival da Macaxeira, nos próximos dias 19 e 20. O evento acontecerá na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Jaboatão Centro, das 14h às 20h, com participação de agricultores de 12 engenhos da Zona Rural, cada um com sua barraca de comidas produzidas com essa raiz tão tradicional nas mesas pernambucanas, algumas pouco conhecidas, como o brigadeiro e o bife da casca de macaxeira. O festival foi uma solicitação dos agricultores feita diretamente ao prefeito Mano Medeiros e será realizado em parceria com o Sebrae, com muito forró e oportunidades para novas aprendizagens, com palestras em stand climatizado.

Para as comidinhas ficarem ainda mais gostosas e serem preparadas com os devidos cuidados, ao longo desta semana foi realizado curso de beneficiamento da macaxeira (em parceria com Sebrae e Senac) para agricultores familiares, no Engenho São Salvador, e para internos da Fazenda da Esperança, que fica no Engenho Penandubinha e também terá um quiosque de vendas no festival. Bolo, bobó de camarão, chips, coxinha, pizza… foram muitas as receitas experienciadas durante o curso e que vão dar água na boca nos participantes do evento.

Vale salientar que o festival também terá macaxeira in natura para venda e que os agricultores vão poder adquirir e repassar novos conhecimentos, em palestras que abordarão desde as técnicas do cultivo da macaxeira, passando pelo uso de produtos biológicos (em vez de agrotóxicos) e formas de reconhecer e eliminar doenças, até dicas de empreendedorismo.

“Essas ações fazem parte de um programa muito maior, o Jaboatão Rural, que envolve uma série de serviços públicos voltados a fortalecer os agricultores familiares, capacitando-os para o empreendedorismo, tornando-os mais independentes e conscientes de seus direitos e deveres, que incluem a necessidade de preservação ambiental. A transformação na vida dessas pessoas é visível, elas conseguiram crédito, adquiriram equipamentos e têm uma renda bem melhor do que antes. E, no que depender de nossa gestão, essa transformação está só começando”, afirma o prefeito Mano Medeiros.

O PROGRAMA

O Jaboatão Rural estimula a policultura, prática que vem ganhando destaque mundial como um modo de produção mais sustentável, que se propõe a minimizar o impacto da atividade agrícola no meio ambiente, ao mesmo tempo em que colabora para a produção de alimentos mais saudáveis e aumento da lucratividade, com a redução dos custos de insumos e aumento da produtividade.

Uma das ações do programa foi a inscrição dos agricultores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que aumentou de 23 para 350 (1.421%). O cadastro é fundamental para o acesso dos agricultores a políticas públicas como empréstimos e participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Mais de R$ 800 mil em empréstimos já foram liberados e 80 cooperados passaram a fornecer merenda escolar. O Jaboatão Rural ficou em terceiro lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, na modalidade Empreendedorismo Rural.

PALESTRAS:

Dia 19/04

14h30min -15h30min: Técnicas de cultivo da macaxeira

15h30min-16h30min: Produtos biológicos que fortalecem a agricultura

Dia 20/04

14h30min -15h30min – Doenças comuns na cultura da macaxeira

15h30min-16h30min – Sua propriedade é seu negócio!

Serviço

O que: I Festival da Macaxeira do Jaboatão

Onde: Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro

Quando: Dias 19 e 20 de abril, das 14h às 20h

 

 

Ascom Jaboatão

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: