Publicidade


Cáritas Diocesana de Pesqueira inaugura nesta quarta-feira (16), cisterna e bioágua em parceria com a Fundação Avina e Revista Vogue

16 maio 2018|Postado em:Notícias

 

A parceria surgiu após um jantar beneficente em prol da construção de uma cisterna de 52 mil litros, e implantação do sistema bioágua em escola rural na cidade de Poção

O projeto “Cisterna e Água de Reuso para Horta e Pomar em Escola Rural” é uma parceria da Fundação Avina e Revista Vogue, com  execução da Cáritas Diocesana de Pesqueira e consiste na construção de uma cisterna com capacidade de armazenar 52 mil litros de água das chuvas, e implantação do sistema de reuso das águas residuais (bioágua) para criação de uma horta e pomar em uma escola rural.

Implementados na Escola Municipal Maria Epifânia de Melo, na comunidade Massaranduba, no município de Poção, o Projeto teve como objetivo ampliar e melhorar a segurança hídrica, alimentar e nutricional da comunidade escolar.

“A Cáritas Diocesana de Pesqueira não tem dúvidas que este projeto será modelo e referência para estas famílias. Construímos a cisterna e o bioágua, e o mais importante é termos como resultado produzir alimentos de qualidade para os alunos e a comunidade que abraçou este projeto que certamente irá transformar a realidade local”, comenta a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.

Iniciado em janeiro deste ano, o Projeto contou com várias etapas desde encontros de mobilizações com mães, pais, alunos, direção, professores e colaboradores da escola; intercâmbios para conhecer  novas  experiências; momentos de formação; e a  força de  trabalho das mães que juntas construíram as tecnologias sociais, cisterna e bioágua.

Para Antônia Lucilene, uma das mães que participou da construção da cisterna e do espaço para horta e pomar comenta o quanto foi bom a implementação das tecnologias na comunidade escolar. “Para nós, os alimentos  que vamos plantar aqui vai ser ótimo pois, muitos alimentos tem agrotóxicos e  agora  não teremos mais”, finaliza.

A inauguração das tecnologias sociais, cisterna e bioágua, ocorre nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, na Escola Municipal Maria Epifânia de Melo, na comunidade Massaranduba, no município de Poção, e terá a presença da comunidade escolar, dos parceiros Fundação Avina e Revista Vogue, e autoridades locais.

Colaboração de Fabiana Francelino

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*