Publicidade


Comissão aprova percentual mínimo para compra de pães de indústrias locais na merenda escolar

23 out 2018|Postado em:Política

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal aprovou proposta que obriga estados e municípios a aplicarem parte dos recursos do programa de merenda escolar, repassados pelo governo federal, na compra de produtos de panificação elaborados por micros e pequenas indústria locais. O Projeto de Lei  7.745/2017 é de autoria do deputado Danilo Cabral (PSB/PE).

A lei já determina que, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pelo menos 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural e empreendedor das micro e pequenas indústrias de panificação local ou das suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

O autor da proposta, Danilo Cabral, acredita que é primordial inserir alimentos panificáveis na alimentação escolar, principalmente feitos na localidade, para incentivar a produção regional. “Para crianças e adolescentes na idade escolar, é necessário incentivar o consumo de tais produtos. Além disso, ainda ajuda na contribuição para as micro e pequenas indústrias de panificação que desenvolve suas atividades na localidade da escola”, defende o parlamentar.

Ao projeto foi apresentado um substitutivo, do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que determinada que sejam aplicados, pelo menos, 5% dos recursos do programa de merenda escolar na aquisição dos produtos panificáveis. Então, além do percentual de 30% para gêneros da agricultura familiar, o texto aprovado mantém cria esse percentual adicional.

O PL tramita em caráter conclusivo, rito pelo qual o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário. O texto será encaminhado para análise na Comissão de Educação e, posteriormente, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto: Chico Ferreira

Deputado Federal Danilo Cabral (PSB-PE)

Assessoria de Comunicação

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*