Publicidade


Dia Mundial do Meio Ambiente: Prefeitura do Recife abre comemorações com ação no Canal do Arruda

4 jun 2018|Postado em:Notícias

 

Durante a semana, a programação festiva segue com inauguração de horta orgânica, oficinas, seminários, plantios, atividades especiais no Econúcleo Jaqueira e no Jardim Botânico

A Prefeitura do Recife promove um mês inteiro de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, com o tema “Verde Urbano e Mudanças Climáticas”. Para tanto, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) prepararam uma ampla programação, que começa nesta terça-feira (5), às 9h, com a realização de uma série de intervenções no Canal do Arruda, dentro da Campanha Cidade Limpa. O Junho Verde, como foi intitulado a iniciativa, segue com diversas atividades, como oficinas, ações educativas, seminários, plantios, passeios pelo Rio Capibaribe e visitas ao Econúcleo Jaqueira e ao Jardim Botânico.

A abertura será marcada por um conjunto de intervenções com foco em trabalhar a conscientização ambiental da população na limpeza urbana e na arborização. O trabalho acontece em um trecho de aproximadamente dois quilômetros de extensão do Canal do Arruda, na Avenida Professor José dos Anjos, Zona Norte da cidade. Nessa área, serão instaladas 19 caixas coletoras com capacidade para 1000 litros nas calçadas opostas ao canal, em ambos os lados do corredor viário. Também haverá uma grande ação de limpeza na via, com o projeto Cata-Tralha coletando entulhos volumosos em geral, a exemplo de eletrodomésticos, móveis velhos, sofás, etc. A meta é acabar com os pontos de descarte irregular de lixo na região.

Além dos serviços de limpeza, será feito o plantio de mais de 40 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em diversos pontos da via. Equipes da SDSMA já percorreram o corredor e identificaram os melhores pontos para colocação das plantas, que vão passar a compor o paisagismo da avenida e combater as ilhas de calor. Profissionais da Emlurb e das secretarias municipais de Saúde e de Saneamento também andaram mais de 50 ruas e travessas próximas ao canal com a missão de orientar moradores e comerciantes. Eles foram de porta em porta e distribuíram panfletos informativos, com orientações sobre a destinação correta do lixo, o esquema de coleta no bairro e o funcionamento da Ecoestação do Arruda.

No mesmo dia pela manhã, têm início os passeios de estudantes pelo Rio Capibaribe, através do Projeto Escola Ambiental Águas do Capibaribe, da Secretaria de Educação. Durante toda a semana, o barco levará os alunos para uma expedição pelas águas e, depois, eles seguirão para mais atividades no Econúcleo do Parque da Jaqueira ou no Jardim Botânico, no Curado, integrando uma maratona ambiental de dia inteiro. Ao todo, 260 crianças vão participar dessa ação. Ainda na terça à tarde, acontecerá o plantio de 280 de árvores, no bairro de Joana Bezerra, por meio de compensação ambiental. Entre os espaços contemplados, estarão os canteiros centrais próximo à Academia da Cidade e a própria área interna do logradouro.

Já a quarta-feira (06) será o dia de inaugurar a horta municipal de referência no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Executada por meio de uma compensação ambiental, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a SDSMA e a Secretaria de Segurança Urbana. Junto com a horta, será lançado o aplicativo Replant (vencedor do Hacker Cidadão 5.0) que visa aumentar a resiliência da cidade estimulando a agricultura orgânica e o compartilhamento da sua produção.

Outro ponto alto da programação ocorrerá na quinta-feira (07), às 14h, com a realização do Seminário Unidades de Conservação da Natureza: Construindo Planos de Manejo. O evento, que reunirá técnicos da prefeitura e interessados de diversas instituições, será o pontapé inicial para o desenvolvimento do mais importante estudo ambiental da cidade, contemplando as 25 Unidades de Conservação da Natureza. Juntas essas áreas representam hoje 38% do território do município e os Planos de Manejo vão analisar quanto esses locais estão preservados, a riqueza de sua flora e fauna, as pressões urbanas sofridas por eles, redefinir e harmonizar suas legislações e estabelecer os usos que terão.

Também na quinta (07), haverá o plantio de mudas nos jardins do Hospital da Mulher do Recife, no Curado. No dia seguinte (08), será realizado o Comclima, sob o tema “Juventude, Verde Urbano e Clima”, no Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. Lá, será apresentada a segunda edição do Manual de Arborização da capital pernambucana, lançado o novo curso de educação à distância “Mudança do Clima: perspectivas para cidades sustentáveis”; e exposto o resultado do Inventário 2016 de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Recife.

As atividades ainda se intensificarão no final de semana, com uma programação diversificada, gratuita e totalmente aberta à população. No sábado (09), o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, será palco de seis oficinas, voltadas para o público adulto. Destaque para as de flores comestíveis, horta orgânica, culinária sustentável e terrários. As inscrições acontecerão na hora, bastando chegar um pouco antes de começar.

O ciclo da primeira semana do mês, que concentra o maior número de atividades, encerra no domingo (10), no Jardim Botânico. O equipamento recebe o passeio do Olha!Recife, da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Ali, o público vai poder conferir apresentação teatral, trilhas especiais para adultos e crianças, oficinas, entre outras atividades. O mês ainda contará com mais ações ambientais, como palestras, visitas de estudantes à manguezais e áreas verdes, além de diversas ações nos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife.

Iluminação – O Junho Verde também vai ganhar destaque nas ruas da capital pernambucana, com a iluminação de fachadas de prédios e locais representativos da cidade na cor verde. A ação, incentivada pela SDSMA, vai colorir a entrada do edifício sede da Prefeitura do Recife, e as fachadas da Assembleia Legislativa, Shopping Riomar, além da antena digital da Rede Globo Nordeste, na Rua da Aurora.

Dia Mundial do Meio Ambiente – A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. A proposta é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Confira a programação completa:

Terça (05) – Dia Mundial do Meio Ambiente

08h – Barco escola, com saída Marcos Zero | intervalo para almoço | 13h – atividade no Jardim Botânico

09h – Ação da Campanha Cidade Limpa na Avenida Professor José do Anjos, no Arruda

16h – Plantio de 280 árvores no entorno da Academia da Cidade, no bairro de Joana Bezerra

Quarta (06)

8h – Inauguração da horta de referência e lançamento do aplicativo Replant, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro

08h – Barco escola, com saída Marcos Zero | intervalo para almoço | 13h – atividade no Econúcleo Jaqueira

Quinta (07)

08h – Barco escola, com saída Marcos Zero | intervalo para almoço | 13h – atividade no Jardim Botânico

08h – Arborização nos jardins do Hospital da Mulher, no Curado

14h – Seminário Unidades de Conservação da Natureza: Construindo Planos de Manejo – no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena

Sexta (08)

08h – Barco escola, com saída Marcos Zero | intervalo para almoço | 13h – atividade no Econúcleo Jaqueira

09h – Comclima – Juventude, Verde Urbano e Clima, no Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José

15h30 – Plantio na Praça Itainópolis, em Campina do Barreto

Sábado (09)

Econúcleo Jaqueira

09h – Oficina Flores comestíveis: do cultivo à degustação

09h – Oficina de Horta Orgânica e mudas com bombinhas

10h –  Oficina de Culinária Sustentável

11h –  Oficina de Terrário

14h –  Oficina de adubo orgânico

14h – Oficina de HQ para adultos

15h – Trilha ambiental com oficina de plantas medicinais

16h – Apresentação da Orquestra Infantil do Instituto Passo de Anjo do Maestro Spok

Jardim Botânico

09h – Expressão corporal “sentindo o verde”

10h – Passeio monitorado pelo Jardim de Plantas Medicinais

11h – Sarau Ambiental

14h – Cantando a natureza

15h – Oficina de mudas

Domingo (10)

Econúcleo Jaqueira

09h – Meditação com o grupo Sahaj Yoga

10h – Apresentação do espaço sustentável com fantoches

11h –  Oficina de Terrário

14h – Trilha ambiental Borboletando

14h – Oficina de horta orgânica

Jardim Botânico

09h Meditação Sahaja Yoga

09h30 – Trilha do Sagui (infantil)

10h – Oficina de intervenção sustentável em espaço urbano.

10h30 – Trilha Cega

11h30 – Esquete teatral com a Turma Mangue e Tal

13h30 – Trilha Comadre Florzinha

14h – Oficina de mudas

14h30 – Trilha do Sagui (infantil)

 

Shirley Pacheco | Aline Benevides

Assessoria de Imprensa de Meio Ambiente

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*