Publicidade


Grupos de Mulheres participam de intercâmbio em Petrolina

30 maio 2016|Postado em:Sertão

IMG-20160527-WA0034

Informações e fotos: Guilherme Silva, Técnico de Campo e Santina Tereza, Tesoureira da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nos dias 26, 27 e 28 representantes dos Grupos de Mulheres assessorados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira estiveram na cidade de Petrolina para vivenciar uma ótima experiência no Assentamento Mandacaru. O primeiro dia, as mulheres foram muito bem acolhidas e acomodadas.

No segundo dia, inicia o intercâmbio, mas antes, é realizado o momento de mística e espiritualidade conduzido pela tesoureira da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Santina Tereza. Logo após, os grupos visitaram um parreiral de uva orgânica, onde puderam aprender todo o manejo do solo para ter bons resultados na colheita, sendo assim, podendo colher um fruto de primeira qualidade e sem insumos químicos.

IMG-20160527-WA0008Também fizeram a visita em uma horta totalmente orgânica, elas aprendem como fazer consórcios de culturas, para que serve e quais os benefícios eles trazem ao solo, tendo em vista que é essencial o descanso do solo após ter passado por várias culturas, pois só assim ele pode fazer novos plantios. Além disto, os grupos viram armadilhas usando defensivos naturais para combater pulgões, moscas e outros tipos de pragas e doenças.

Colocando a mão na massa, as mulheres tiveram a oportunidade de fazer o doce da casca de melancia, e também aprenderam todo o processo de limpeza dos alimentos, desde a entrada até a saída dos produtos para a sua comercialização.

Para finalizar o dia repleto de atividades, os grupos tiveram o prazer de participar da Feira Internacional da Agricultura (Fenagri), junto com o Assentamento Mandacaru, que por sua vez ganhou destaque com seus doces xique-xique e o de casca de melância, e também o seu artesanato. O grupo Mulheres de Renda, da cidade de Poção também aproveitou o momento para expor os seus produtos.

O segundo e último dia de intercâmbio, as mulheres visitaram o Rio São Francisco, um momento não apenas de turismo, mas também para conhecer a tamanha importância do “Velho Chico” para o nosso país e para o exterior. Após isto, também conheceram a Ilha do Rodeadouro, onde realizaram um momento de mística e a avaliação final sobre o intercâmbio.

Rosanny Barreto

Assessoria de Imprensa

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*