Home Notícias Largo comercial de Casa Amarela recebe disciplinamento de estacionamento e ampliação de vagas de Zona Azul

Largo comercial de Casa Amarela recebe disciplinamento de estacionamento e ampliação de vagas de Zona Azul

Por Evandro Lira
 
A intervenção vai ordenar o estacionamento de caminhões e motocicletas no local e garantir a democratização das vagas com a rotatividade da Zona Azul
 
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai realizar mais uma intervenção na Zona Norte da cidade para garantir mais segurança no trânsito. A partir desta quinta-feira (30), o entorno do mercado público de Casa Amarela passa a contar com 60 novas vagas de Zona Azul e trechos com disciplinamento de estacionamento para caminhões e motocicletas. A iniciativa amplia a democratização do estacionamento disponível no espaço público, através da maior rotatividade das vagas e é mais uma ação realizada com o intuito de beneficiar importantes centros comerciais e pontos de interesse da cidade, como a pracinha de Boa Viagem e os Mercados da Encruzilhada e da Madalena, que também já foram contemplados.
 
Dentre as novas 60 vagas de estacionamento rotativo, cinco serão destinadas a pessoas idosas, três a pessoas com deficiência e outras três ao serviço de carga e descarga. Para viabilizar a regulamentação do projeto, a CTTU vai implantar toda a sinalização horizontal e vertical nas ruas que serão contempladas com as novas vagas de estacionamento rotativo, que incluem todas as vias do largo comercial de Casa Amarela e a Rua Santa Izabel. No total, serão instaladas três faixas de pedestres e mais de 50 placas indicativas para orientar pedestres e condutores.
 
Para o condutor que insistir em estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul, a multa é grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e o veículo está passível de remoção ao depósito. O tempo máximo de permanência na área será de duas horas. Além disso, também estão sendo cadastrados pontos de venda autorizados no entorno do mercado, que serão devidamente sinalizados para que o condutor possa identificá-los com facilidade.
 
Além das novas vagas de estacionamento rotativo, dois trechos do largo comercial de Casa Amarela, um entre o Mercado de Casa Amarela e a Praça Joca Leal e outro entre o mercado e a Rua Padre Lemos, receberão disciplinamento de estacionamento voltado a caminhões e motocicletas. A intervenção é realizada com o objetivo de regulamentar espaços específicos para o estacionamento ordenado desses veículos no entorno do centro comercial.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, reitera que o objetivo do projeto é sempre ampliar a democratização das vagas de estacionamento em área pública. “Nesse sentido, é fundamental investirmos na implantação dessa iniciativa no entorno de equipamentos comerciais tão importantes, como é o Mercado de Casa Amarela. Dessa forma, buscamos ordenar o estacionamento em todo o largo comercial  e facilitar o acesso dos frequentadores da área”, afirma. 
Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada e Boa Viagem. Com a implantação dos novos estacionamentos rotativos em Casa Amarela, a Prefeitura estende para quatro o número de pontos atendidos pelo projeto fora da área central da cidade. As outras implantações aconteceram no entorno de centros comercias, como nos Mercado da Encruzilhada, no início do mês de novembro de 2017, e da Madalena, em 2016. Em maioria, a Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3.
MELHORIA NOS MERCADOS PÚBLICOS – A implantação de vagas de Zona Azul nos mercados públicos faz parte do trabalho da Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar o ordenamento e, assim, deixar os equipamentos mais atrativos à população. Além de realizar melhorias estruturais, ações como o Projeto Viva o Mercado estão atraindo cada vez mais frequentadores aos equipamentos.

Marcela Pinilla
Nahyara Batista
Laís Reis
CTTU
Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: