Home Notícias Maratona de palestras online discute a violência contra a pessoa idosa

Maratona de palestras online discute a violência contra a pessoa idosa

Por Evandro Lira

 

As conversas acontecem virtualmente das 10h às 18h, na próxima segunda (15), data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

 

A violência contra a pessoa idosa será tema de uma maratona de palestras virtuais que acontece das 10h às 18h, na próxima segunda-feira (15), data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A ação é promovida pelas Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e de Saúde junto com a Prefeitura do Recife. O evento virtual conta ainda com a colaboração do Ministério Público e apoio dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

 

A coordenadora estadual da Pessoa Idosa, Lucyana Moreira, explica que a ação busca ampliar a consciência social e política sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra esse público. “De acordo com o último balanço anual, divulgado no último dia 02 de junho, pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, as denúncias de violações contra pessoas idosas no Brasil representam 30% do total recebido pelo Disque 100, em 2019. Só em Pernambuco, há em torno de 900 mil pessoas idosas, um quantitativo que representa 10,9% da população do Estado. Por isso, é de extrema importância que criemos uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitar o ato como algo normal”, afirma a gestora.

 

Com base em dados levantados pela Coordenadoria da Pessoa Idosa, ao longo de 2019, o Disque Direitos Humanos contabilizou 48,5 mil registros referentes ao grupo, número que coloca os idosos na segunda posição entre os mais vulneráveis, atrás apenas de crianças e adolescentes, com 86,8 mil denúncias – 55% do total. O documento destaca ainda que a negligência é a violação contra o grupo que concentra o maior volume, com 38 mil registros – quase 80% do total.

 

A maratona de palestras terá como público alvo os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), grupos civis de pessoas idosas e estudantes. Os temas serão: A Violência contra a Pessoa Idosa como Violação dos Direitos Humanos; Garantias e Direitos: Conquistas e Desafios na Longevidade; e Violência contra a Pessoa Idosa, no contexto da pandemia da Covid-19: Como identificar e ajudar?.

Os bate-papos estão marcados para começarem às 10h, 14h e 18h, respectivamente. As conversas acontecem na página do Facebook da Gerência Municipal da Pessoa Idosa (https://www.facebook.com/gerenciadapessoaidosa/) e na Sala de Reunião Vitural Teleducação da Secretaria Estadual de Saúde (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/teleducacao-ses-pe).

 

Serviço – Maratona de Palestras Virtuais em alusão ao dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Colaboração da Assessoria

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: