Home Notícias Palhaços da ONG DOUTORES DA ALEGRIA comemoram 13 anos no Recife com passeio ciclístico

Palhaços da ONG DOUTORES DA ALEGRIA comemoram 13 anos no Recife com passeio ciclístico

Por Evandro Lira

bobociclismo-2015-foto-lana-pinho-5
3º Bobociclismo, que será realizado neste domingo (25), vai passar por estátuas de poetas e músicos

 

Os palhaços da associação Doutores da Alegria, que atuam duas vezes por semana em quatro hospitais do Recife, vão passear de bicicleta pelas ruas da capital pernambucana neste domingo (25). O 3º Bobociclismo comemora os 13 anos de atuação da instituição na cidade e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, estabelecido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco desde 2013. A concentração será às 8h30, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista; a saída está marcada para 9h30, depois de uma rápida sessão de “alongamento de palhaços”.

Este ano, o Bobociclismo vai realizar o “Circuito da poesia”, passando por seis estátuas de poetas e músicos: João Cabral de Melo Neto, Capiba, Luiz Gonzaga, Chico Science, Ascenso Ferreira e Clarice Lispector. “Existe uma relação muito próxima entre a arte do palhaço e a poesia. Entendemos que palhaço não é só gargalhada, mas o encontro com o lúdico, a mesma raiz da poesia. Tanto o palhaço quanto o poeta reinventam o mundo”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife da ONG Doutores da Alegria, conhecido nos hospitais como Dr. Ado.

 O retorno à Praça Oswaldo Cruz está previsto para 11h. “Vamos reverenciar a memória e a obra de poetas e artistas muito importantes para a nossa formação. É uma forma também de apresentar esses nomes às crianças”, complementa Arilson Lopes. Na chegada, os bobociclistas serão recebidos pelo Som na Rural, do produtor cultural Roger de Renor, com pocket show do Trio Brazucada.

A participação no Bobociclismo é gratuita, não é preciso fazer inscrição. As bicicletas dos palhaços estarão devidamente enfeitadas para a ocasião; e a organização do evento estimula que todos os ciclistas também entrem na brincadeira. “Vamos colorir as bicicletas, usar os equipamentos de segurança e circular com muita alegria por nossa cidade”, convida a coordenadora administrativa da associação Doutores da Alegria, Nice Vasconcelos.

 

ROTEIRO BOBOCICLISMO:

 

O Bobociclismo começa na Praça Oswaldo Cruz e segue pela Rua João Fernandes Vieira, Avenida Oliveira Lima, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora (onde está a estátua de João Cabral de Melo Neto), Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol (Capiba), Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Rua do Muniz, Praça Frei Caneca, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória, Avenida Alfredo Lisboa, Rua da Moeda (Chico Science), Rua Marins e Barros, Avenida Marquês de Olinda, Cais da Alfândega (Ascenso Ferreira), Ponte Giratória, Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua São João, Rua da Concórdia, Rua Barão da Vitória, Praça Visconde de Mauá (Luiz Gonzaga), R ua Seis, Travessa da Detenção, Ponte Velha, Rua Velha, Rua da Matriz, Praça Maciel Pinheiro (Clarice Lispector), Avenida Manoel Borba, Rua Dom Bosco, Avenida Agamenon Magalhães, Rua João Fernandes Vieira e Praça Oswaldo Cruz.

 

Sobre Doutores da Alegria

 

Neste mês de setembro, Doutores da Alegria, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, comemora 25 anos de atuação no Brasil. No Recife, são 13 anos de atividade ininterrupta. O objetivo da instituição é promover as relações humanas, qualificando a experiência de internação em hospitais, por meio de intervenções artísticas de palhaços profissionais especialmente treinados em São Paulo e no Recife.

O elenco pernambucano conta com 11 artistas: Arilson Lopes (Dr.Ado), Eduardo Filho (Dr. Dud Grud), Enne Marx (Dra. Mary En), Fábio Caio (Dr. Eu_Zébio), Greyce Braga (Dra. Monalisa), Juliana de Almeida (Dra. Baju), Luciana Pontual (Dra. Svenza), Luciano Pontes (Dr. Lui), Marcelino Dias (Dr. Micolino), Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo) e Tamara Floriano (Dra. Tan Tan). No Recife, a associação atua em quatro hospitais públicos: Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital Barão de Lucena, Hospital Oswaldo Cruz/Procape e Hospital da Restauração.

Desde 1991, em todo Brasil, os palhaços da ONG já realizaram mais de um milhão de intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Em 2015, os palhaços fizeram quase 167 mil visitas em hospitais em São Paulo e no Recife. Somente no Recife, que possui atualmente quatro duplas atuando nos hospitais o ano inteiro, duas vezes por semana, esse número foi de 63.610 visitas.

 

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria

 

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a manutenção e expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para saber como ajudar, entre no site:www.doutoresdaalegria.org.br.

 

Serviço:

3º Bobociclismo – Passeio ciclístico dos Doutores da Alegria

Quando: 25 de setembro (domingo), com concentração às 8h30 e saída às 9h30

Onde: Saída e chegada – Praça Oswaldo Cruz, Boa Vista

Quanto: Gratuito

Informações: (81) 3466-2373

Apoios: Lei de Incentivo à Cultura, Som na Rural, Água Mineral Natural Villa e Trio Brazucada

Realização: Doutores da Alegria e Ministério da Cultura

 

Atendimento à imprensa / Pernambuco

Edna Nunes 

Pollyanna Diniz

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: