Home Sertão Prefeitura capacita mulheres para realizarem pequenos reparos residenciais em Petrolina

Prefeitura capacita mulheres para realizarem pequenos reparos residenciais em Petrolina

Por Evandro Lira

Programa de qualificação profissional, batizado de ‘Pereirão’, beneficia contempladas no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ do governo federal.

Promover a qualificação profissional e desenvolver a autoestima feminina. Estes são os principais objetivos do curso de instalação hidráulica e predial que a Prefeitura de Petrolina está realizando, em parceria com a empresa Proatec, com mulheres que moram no residencial Nova Petrolina, do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Com aulas teórico-práticas e carga horária de 80 horas, a iniciativa pretende ensinar como manusear equipamentos hidráulicos e elétricos, desenvolvendo assim as habilidades para a realização de pequenos reparos residenciais como o assentamento de portas, janelas, torneiras, pias, vasos sanitários. Nesta quarta-feira (08), por exemplo, a aula mostrou como assentar grades de proteção, que agora vão fazer parte da estrutura do residencial.

Aproveitando para recuperar algumas áreas do condomínio, o curso ainda ensina a preparação correta de massa para concretagem, além de manutenção predial elétrica e hidráulica. Ao todo, são 40 participantes, sendo 10 homens, que pediram para fazer parte da ação. Eles se dividem em duas turmas, uma pela manhã e outra no turno da tarde. As aulas começaram no dia 20 de outubro e seguem até 25 de novembro. Uma grande oportunidade de qualificação profissional para que as mulheres possam conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou ainda tenham a possibilidade de se tornarem microempreendedoras,

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina, Coronel Leite, os resultados da ação comprovam a relevância do projeto social. “Esse tipo de iniciativa está prevista dentro das ações do ‘Minha Casa Minha Vida’. Isso mostra a preocupação do poder público não somente em proporcionar uma casa para uma pessoa que precisa, como também em fazer todo um trabalho de conscientização sobre a vida em comunidade, onde a autoestima é importante neste processo de reconstrução social. As mulheres estão de parabéns, uma vez que estão assumindo, mais uma vez, o papel de protagonistas dentro do contexto familiar”, destaca Leite.

PEREIRÃO

A partir da proposta do projeto, o curso ganhou um carinhoso apelido: Pereirão. A referência foi feita à personagem de Lília Cabral, Griselda da Silva Pereira, o Pereirão, na novela ‘Fina Estampa’, exibida pela Rede Globo entre 2011 e 2012. Na trama de Aguinaldo Silva, Pereirão teve que sustentar os três filhos pequenos depois que o marido desapareceu em alto-mar. O desafio foi superado graças aos conhecimentos adquiridos por Pereirão na área de mecânica. Desde então, vestido com um característico macacão de oficina, passou a consertar de tudo um pouco nas casas da vizinhança.

Texto: Felipe Pereira – AsCom Prefeitura de Petrolina Fotos: Proatec / Divulgação

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: