Publicidade


Privatização da Chesf é discutida durante audiência pública em Santa Maria da Boa Vista

10 nov 2017|Postado em:Sertão

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou de audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado. A reunião, proposta pelo vereador Izinho Moura (PT) e que contou com presença de representantes de entidades e movimentos sociais, alertou para os efeitos que a venda da estatal pode acarretar na economia e no desenvolvimento da região.

Lucas Ramos chamou a atenção para a importância da manutenção de políticas públicas que favoreçam o uso múltiplo da água do São Francisco, o que não está garantido com a privatização. “O Projeto Fulgêncio e assentamentos dependem do Velho Chico e sem seus recursos, a principal atividade econômica do município entra em colapso, pois haverá o comprometimento da agricultura familiar e irrigada”, destacou o socialista, que acrescentou: “A Adutora da Redenção, que também será atendida pelo rio e reduzirá em 70% o abastecimento de água através de carros-pipa quando estiver concluída, precisa da Chesf fortalecida para cumprir sua função social atendendo às famílias de Santa Maria da Boa Vista”, disse.

O parlamentar também lembrou a situação das famílias atingidas pelas construções de barragens tocadas pela Chesf. “Estamos atentos à luta destas comunidades, que tratam a questão do reassentamento diretamente com a Companhia. O que a venda da estatal reserva para estas famílias? São temas importantes que precisam da participação popular no debate em torno da privatização e nossa Frente Parlamentar desempenha este papel, ao contrário do governo Michel Temer que insiste em não promover uma discussão ampla com a sociedade”, asseverou.

Participaram da audiência pública o vice-prefeito Valter Firmino (PT); os vereadores Jorge do Futuro (PTB), Guidô (PDT), Gildo Gás (PSD), Edmilson Brito (PT), Carlos Augusto (PSC), Anderson Alves (PDT), Ronaldo Sá Dadinho (PDT), Cícero Manoel (PSB) e Ana Graciliano (PSB), além de representantes de entidades e movimentos sociais como Movimento dos Sem Terra; Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco; Sindicato dos  Trabalhadores Rurais de Santa Maria da Boa Vista e Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste. Nenhum membro do governo federal esteve presente na audiência.

 

Felipe Salgado
Assessor de Imprensa
Barto Bittencourt
Jornalista

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*