Home Sertão SEBRAE e SENAC realizaram o primeiro Seminário de Turismo em Serra Talhada

SEBRAE e SENAC realizaram o primeiro Seminário de Turismo em Serra Talhada

Por Evandro Lira

A vontade de mudar, agregar valor, e mostrar o amor pela sua terra, foram os principais pontos para que o SEBRAE e o SENAC pudessem realizar na tarde de ontem, quarta-feira, 26, o primeiro “Seminário de Turismo:Tendências e desafios para o Sertão” em Serra Talhada.

O local escolhido para a realização do evento foi o auditório do ITEP-ST e contou com a presença de alguns empresários do setor hoteleiro, restaurantes, pousadas, categorias importantes do setor.

A direção regional do Sebrae e Senac conduziram o Seminário de Turismo o dia inteiro, e todos ficaram satisfeitos com as abordagens.

Morgana Carvalho, gerente regional do SENAC participou da abertura do primeiro seminário de turismo.

“Eu encontrei muita vontade, vontade de mudar, vontade de ouvir, vontade de agregar valor, vontade de crescer o conhecimento e de fazer pela região, vejo também que o povo de Serra Talhada ama essa cidade, gosta dessa cidade, valoriza essa cidade, e isso já é um princípio norteador para as ações do SENAC e do SEBRAE junto ao pró-turismo fazer e acontecer.

A gente tem um convênio, um contrato entre o SENAC e o SEBRAE que se chama pró-comércio e pró-turismo, onde a gente dissemina algumas ações de qualificação profissional, entre o SENAC e o SEBRAE pra atender ao público da região, a gente fica muito feliz de poder estar presente em Serra Talhada e nos municípios do sertão com essas ações”disse Morgana Carvalho.

O gerente regional do SEBRAE, Pedro Lira, conversou sobre o primeiro Seminário de Turismo, uma ação integrada em todos os setores.

“O número de pessoas não foi tão expressivo, mas a qualidade das pessoas foram as melhores possíveis, são lideranças na atividade, no município, são pessoas que tem a capacidade de repassar o que foi discutido aqui, que foi aprendido aqui, passar para os demais, nós temos certeza, como é o primeiro evento, era um evento de maior discussão, se tivesse muita gente, a discussão seria prejudicada, como tinha menos gente, mais a liderança, então a discussão foi de alto nível, dando condições de fazer um planejamento para o futuro, então nós hoje aqui discutimos uma pauta positiva para o turismo da nossa região, iniciando por Serra Talhada e disseminando para todos os municípios que tem potencial turístico  nas quatro regiões que são Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica” falou Pedro Lira.

Empresários do setor de turismo em Serra Talhada e região expressaram os pontos fortes das discussões durante o Seminário.

Gilberto Melo é um empresário do setor hoteleiro, participou ativamente da discussão e se mostrou motivado diante da apresentação.

“Um seminário desse enxergando o potencial que existe na nossa região, não só Serra Talhada, como na região de Triunfo, abrangendo todas essas cidades, um projeto como esse vem nos ajudar, nos preparar para o nosso futuro, o futuro do turismo que está chegando por aqui” relatou Gilberto Melo.

Rúbens Ayron, empresário do setor hoteleiro em Serra Talhada avaliou os pontos positivos do Seminário.

“É um divisor de águas, a gente vê informações, a capacidade da cidade para investir no turismo que não é tão divulgado, acho que o geral dos empresários, a espera pelo governo, pela prefeitura, pelas secretarias de turismo, quando na verdade, como eles esclareceram aqui, alguém tem que começar, alguém tem que criar ideia, colocar isso em prática e arriscar, porque a partir do momento que alguém arrisca, outro vem copia, quando vê já tem associação, ja vai ter um turismo mais formado, e alguma coisa pra oferecer a quem tá vindo de fora, procuro sempre estar participando desse tipo de evento, abrir a mente pra isso, e não pretendo deixar de estar dentro dessas questões que o SEBRAE e SENAC trabalham nem tão cedo, porque isso está somando bastante dentro da empresa” declarou Rúbens Ayron.

Outro empresário do ramo hoteleiro, Tómas Malaquias, representado a  cidade de Triunfo, polo que congrega ações importantes na questão de atendimento ao público no turismo.

“As ideias de inovações, negócios futuros que podem ser explorados na região, a gente tá muito acomodado na questão do que se já tem, então foi dado um panorama geral de ações que a gente pode vir a desenvolver, as parcerias que a gente pode obter com os demais empresários da região, não apenas de Triunfo, o qual eu represento, Serra Talhada, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde” disse.

Denise Marques, gestora do projeto Turismo, Artesanato e Cultura, conversou sobre esse trabalho e como ela considerou o primeiro Seminário de Turismo.

“O maior ponto positivo que a gente pode apontar, é o interesse desse público que é um público específico do setor de atividades turísticas, são donos de bares e restaurantes, e que tem todo o interesse em participar dessas ações desses eventos no sentido de se informar, para transformar esse conhecimento em ações dentro dos seus empreendimentos, a qualidade do público e o interesse e a participação de todos que estavam aqui, eu considero como um dos pontos altos desse seminário.

Outro ponto alto que acho que a gente deve relevar aqui, é a qualidade dos consultores que nós conseguimos trazer, Carla Borba, é doutora em antropologia, Larissa Almeida é mestre, Tarcísio é um consultor nosso que tem uma grande experiência, já foi secretário de Desenvolvimento Econômico aqui de Serra Talhada, então a qualidade desses consultores fazem a diferença na hora de repassar essas informações…a missão do SEBRAE tem sido sempre essa, fomentar o  espírito empreendedor, potencializar o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de maneira competitiva e inovadora, e esse seminário tem esse objetivo, de fazer com que essas empresas participantes possam mesmo no momento de crise, conseguir inovar e se desenvolver, contrariando as previsões, ou pelo menos, não fechando” declarou Denise Marques.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: