Home Notícias Em nota ao Secretário do POVO a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária diz que Pernambuco lidera regularização de imóveis de trabalhadores rurais

Em nota ao Secretário do POVO a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária diz que Pernambuco lidera regularização de imóveis de trabalhadores rurais

Por Evandro Lira

Posiconamento da secretaria de Agricultura e Reforma Agrária sobre a manifestação da Fetape

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) esclarece à população que mantém o diálogo em caráter permanente com todos os movimentos sociais e que vem concentrando esforços em avançar nas demandas do setor.

Pernambuco é o estado do Nordeste que mais regularizou imóveis de trabalhadores rurais e o único a efetuar o registro em cartório. Foram entregues mais de 8 mil títulos de acesso à terra  gratuitamente  nos últimos 18 meses.

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Adagro e o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe) estão em processo de reestruturação tanto física como de recursos humanos para atender aos 275 mil agricultores familiares do Estado, com assistência técnica, pesquisa, além de obras hídricas e projetos de fortalecimento das cadeias produtivas. O IPA, por exemplo, emitiu 160 mil (98%) DAPs – Declaração de Aptidão ao Pronaf, principal documento para acessar o crédito rural.

Apesar da estiagem e da recessão, os indicadores econômicos refletem o impacto positivo das ações executadas no campo. A agropecuária foi o único setor da economia pernambucana que cresceu em 2015, registrando aumento de 5% no PIB em comparação a 2014.

Em processo de diálogo com os movimentos, em 2011 foi criada a secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), que executa diversas ações de fortalecimento, entre elas, o Garantia Safra, aquisição e distribuição de equipamentos agrícolas e a construção de cisternas voltadas a produção.

A Secretaria informa ainda que o Garantia Safra é um programa estratégico para os agricultores atingidos pela estiagem no qual foram investidos R$ 12 milhões no exercício passado, beneficiando cerca de 120 mil trabalhadores do campo.  O Estado reafirma o compromisso com os aportes necessários a continuidade do programa.

 

Gerência de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: