Home Notícias Compesa remaneja adutora para ampliar o acesso ao Distrito Industrial do Cabo de Santo Agostinho

Compesa remaneja adutora para ampliar o acesso ao Distrito Industrial do Cabo de Santo Agostinho

Por Evandro Lira

Fotos: Aluísio Moreira

Em 30 dias, Compesa conclui instalação de travessia rea sobre o Rio Pirapama

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está executando uma obra para remanejar e substituir um trecho da adutora que abastece o Cabo de Santo Agostinho, e que passa por cima da antiga ponte de acesso ao Distrito Industrial, localizada no bairro Destilaria. Essa intervenção é necessária para que o Governo do Estado viabilize a demolição da antiga ponte e possa ampliar o acesso ao Distrito Industrial, melhorando a infraestrutura para o fluxo de veículos e o desenvolvimento da região.  A Compesa já iniciou a instalação da estrutura metálica da travessia área, com 40 metros de extensão, sobre o Rio Pirapama, e que dará sustentação ao trecho da adutora (600 milímetros de diâmetro) que será assentado. A previsão é que, dentro de 30 dias, a companhia finalize a intervenção, inclusive, com as interligações de novas tubulações ao sistema – que serão realizadas durante uma parada programada no abastecimento da cidade. A ação da Compesa atende à solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

A alternativa encontrada pela Compesa para remanejar esse trecho da adutora  representa também uma grande economia, tendo em vista que, uma obra convencional para a construção de uma travessia estaiada (suspensa por cabos) chegaria a custar cerca de R$ 1 milhão. Nesta obra, a Compesa está investindo R$ 250 mil, com recursos próprios. “Esse trabalho demonstra a capacidade criativa da equipe da Compesa, pois soluções como esta permitem que os recursos sejam destinados a outros investimentos em benefício da população”, explica Euris Oliveira, gerente de Produção Metropolitana da Compesa, informando que 30 profissionais estão envolvidos na intervenção.

A obra foi iniciada no mês de maio deste ano, com a construção dos blocos de fundação para dar suporte à nova travessia área. No entanto, como o nível do Rio Pirapama subiu muito no período chuvoso, os serviços foram suspensos por dois meses, sendo retomados agora em agosto. Só após a conclusão do assentamento das novas tubulações, é que a adutora em operação na antiga ponte será desativada, possibilitando a interligação do novo trecho construído ao sistema de abastecimento do Cabo de Santo Agostinho.

Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: