Home Jaboatão dos Guararapes Prefeito Mano Medeiros e primeira-dama participam de abertura da 366ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Prefeito Mano Medeiros e primeira-dama participam de abertura da 366ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Por Evandro Lira

Centenas de fiéis participaram da abertura da 366ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, no Monte dos Guararapes, no Jaboatão, neste domingo. O prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama, Andrea Medeiros, acompanharam a Procissão da Bandeira, que, sob comando de Dom Marcos Ferreira, saiu da Igreja Matriz de Santo Antônio dos Guararapes, até o Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, onde aconteceu a Missa Campal, celebrada pelo abade dom Luiz Pedro Soares, do Mosteiro de São Bento, em Olinda. A parte profana da Festa da Pitomba, como é conhecida, terá início no dia 12, com artistas locais e nacionais. Os dois polos seguem até o dia 17, com uma extensa programação religiosa e mais de 30 atrações musicais.

No percurso da Procissão, muitos cânticos e demonstrações de fé.  Durante a celebração, Dom Luiz lembrou que este domingo é um dia de triunfo. “Quando aparecerem obstáculos, que tenhamos certeza de que Deus está convosco, a exemplo de Nossa Senhora, que nunca duvidou disso. O triunfo virá “. A aposentada Rosemary dos Santos, 63 anos, disse que todos os anos participa da Procissão e missa. “É preciso fortalecer a fé.  Sobretudo diante da vida que estamos vivendo”, declarou.

“É muito gratificante promover e participar de uma festa como essa, que é uma das mais tradicionais manifestações religiosa e cultural de Pernambuco. A Procissão da Bandeira é um encontro que reúne milhares de devotos, de todas as idades, de vários lugares. E que traz na fé dessa multidão uma energia tão forte, tão boa de sentir e tão renovadora que só quem participa pode entender”, declarou o prefeito Mano Medeiros. “Preparamos essa festa com muito carinho e saio daqui revigorado”.

A partir desta segunda-feira (10) até o domingo (16), serão realizadas diversas missas, cânticos e novenas, no Polo Religioso, em frente à igreja, além de shows religiosos, que começarão às 21h. O tema da festa deste ano é Maria, Modelo dos Vocacionados.

Na quinta-feira, o Quinteto Violado abre a programação do palco montado em frente à Igreja. Na sexta (14), o Padre Damião Silva se apresentará. No sábado, será a vez do Padre João Carlos e, no domingo, o público assistirá à apresentação do Padre Rosivaldo Torres. A Missa de Encerramento será celebrada após a tradicional procissão, na noite de segunda-feira (17).

SHOWS ARTÍSTICOS – No Polo Show da Festa da Pitomba, a abertura das apresentações será na quarta-feira (12), às18h. Até a meia-noite, haverá shows de Rosse do Brega, Banda Praieira, Condinho do Brega, Banda Luará, Mc Troinha e Mc Elvis. Na quinta (13), estarão no palco Alisson Príncipe, Zorra Virada, Telmo Santiago, Luanny Vital e Raphaela Santos. A noite da sexta-feira (14) será animada pelo Boi Sorrizo, Michele Mello, Allan Carlos, Rogério Som e Jorge Aragão.

No sábado, os shows vão das 17h à meia-noite, com Alegria de Brincar, Coco Vermelho, Dudu do Acordeon, Lua, Eduarda Alves e Limão com Mel. As apresentações do domingo também iniciam mais cedo com Tio Dody, Alessandra Vieira, Letto do Cavaco, Mc Neiff e Conde do Brega com participação de Iany Francyni. O último dia da Festa da Pitomba será das 19h à meia-noite e terá como atrações Sheyla Swingar, Marcelo Pernambucano, Mc Roginho e Priscilla Senna.

CRIANÇAS – A criançada tem lugar garantido na festa. O Espaço Pitombinha terá apresentações nos próximos sábado e domingo, das 14h às 17h. Quem comandará a animação no sábado é o grupo Alegria de Brincar. Já no domingo, a garotada vai se divertir com o Tio Dody. E ainda terá cortejo saindo do Espaço Pitombinha até o Polo Show, com o Maracatu Aurora Africana, Maracatu Nação Cambinda Africana e Maracatu Nação Almirante do Forte.

Promovida pela Prefeitura do Jaboatão, a Festa da Pitomba conta com as parcerias do Sesc e do Governo do Estado, por meio da Fundarpe e não era realizada há dois anos, em virtude da Pandemia da Covid-19. O nome popular surgiu porque o evento se realiza na época de produção da pitomba.

Fotos: Leandro de Santana/PMJG

Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: