Home Notícias Dia Nacional do Extensionista Rural é comemorado neste domingo (06)

Dia Nacional do Extensionista Rural é comemorado neste domingo (06)

Por Evandro Lira
 

ASCOM


 

O Dia Nacional do Extensionista Rural é comemorado em todo o país neste domingo, dia 06 de dezembro. No Brasil, os primeiros registros da extensão rural são do ano de 1948. Atualmente, o serviço é oferecido a cerca de 5.359 municípios, e conta com a atuação diária de quase 20 mil extensionistas.

Para a prestação deste serviço, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) conta com uma Diretoria de Extensão Rural e um corpo técnico altamente qualificado, formado por 265 profissionais, atuando nos 185 municípios de Pernambuco, incluindo Fernando de Noronha, e mais 48 profissionais na área de gestão e planejamento. O objetivo é proporcionar uma assistência técnica continuada e o acesso às políticas públicas.

O extensionista está sempre próximo ao agricultor e a agricultora familiar, apoiando, socializando saberes, inovações tecnológicas e políticas públicas, melhorando a qualidade da produção e, simultaneamente, abrindo novas oportunidades de mercados para a comercialização dos produtos. Esse profissional cumpre um importante papel na execução das políticas públicas voltadas ao meio rural e na disseminação de alternativas para convivência com o Semiárido.

Os técnicos estão à frente das ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Campo Novo (Distribuição de Sementes), Projeto Dom Helder – este uma referência para outros estados da federação; Projeto Mãe Coruja, cursos do Programa Horta em Todo Canto, projeto de sementes crioulas, entre outros. Além disso desenvolve ações a fim de beneficiar diretamente agricultores/as como dias de campo, capacitações, intercâmbio entre instituições, sempre voltado para o crescimento da agricultura familiar do Estado.

“O trabalho do/a extensionista tem sido fundamental para promover mudanças de vida para às famílias agricultoras, seja na melhoria dos processos de produção a partir da introdução de novas tecnologias, capacitação e troca de conhecimento, promovendo incremento de renda, mas também estabelecendo parcerias locais e participando dos diversos espaços de discussão de políticas públicas”, destaca o presidente do IPA, Reginaldo Alves.

Mesmo na pandemia, provocada pelo Novo Coronavírus, o trabalho desenvolvido pelos extensionistas do Instituto continuou em todo o interior pernambucano. Além do atendimento remoto e via WhatsApp, os técnicos e as técnicas orientaram e acompanharam a distribuição de sementes e executaram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com 3,2 toneladas de alimentos, garantindo a Segurança Alimentar e Nutricional de 251 mil pessoas e beneficiando 4.184 agricultores/as assistidos pelo IPA.

“Nossos técnicos e técnicas estão presentes nos locais mais distantes, de difícil acesso, contribuindo para as transformações culturais, sociais e econômicas, atuando como efetivo agente de desenvolvimento rural sustentável, valorizando as diversas categorias da agricultura familiar, a exemplo dos povos indígenas, comunidades quilombolas e pescadores”, enfatiza o diretor de Extensão Rural do IPA, Flávio Duarte.

Em comemoração ao Dia do Extensionista, o IPA realiza, de  01 a 06 de dezembro, o VIII Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, com o tema “Ater Pública – novos tempos, novos desafios”.

HISTÓRIA – O Dia Nacional do Extensionista Rural foi instituída pelo governo federal, há 70 anos, como forma de homenagear e reconhecer esse importante agente de desenvolvimento rural sustentável. Pernambuco conta, há 66 anos, com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública e estatal como instrumento de apoio ao desenvolvimento rural.

Iniciou com a criação da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (ANCAR), depois com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Pernambuco (EMATER-PE), posteriormente com a Empresa de Abastecimento do Estado de Pernambuco (EBAPE). Atualmente, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é a entidade responsável pelas ações de ATER oficial, conforme decreto do Governo do Estado, publicado no Diário Oficial em2003.

Núcleo de Comunicação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: